Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fabiana Celeste Boaventura dos-
dc.date.accessioned2024-09-25T22:15:50Z-
dc.date.available2024-09-25T22:15:50Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Fabiana Celeste Boaventura dos. A monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo da formação e do processo ensino-aprendizagem, Amargosa-BA. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3649-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Pesquisa e extensãopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores - Ensino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA Monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo da formação e do processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO programa de monitoria sempre é considerado um recurso que dá subsídio ao aluno, tanto na perspectiva da iniciação a docência quanto para a produção de conhecimentos estando mais próximos da pesquisa e da extensão. A monitoria sempre teve o intuito de melhorar o desenvolvimento desses alunos, com isso ela, com o passar dos anos sofreu melhorias, passando a ser um programa institucional e de monitoria de ensino, principalmente no ensino superior. O objetivo geral deste estudo é analisar, a partir da experiência vivenciada na monitoria de ensino na educação superior, os aspectos colaborativos referentes a formação e ao processo ensino-aprendizagem. E como objetivos específicos: 1) Identificar os aspectos colaborativos referentes a formação e ao processo ensino-aprendizagem vivenciados na monitoria de ensino; 2) Narrar as experiências vivenciadas na monitoria de ensino, enfatizando os aspectos colaborativos.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de cunho formativo, realizada a partir dos memoriais escritos sobre as experiências vivenciadas durante três semestres no Programa de Monitoria de Ensino da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Verificamos que o programa de monitoria contribui na formação de futuros professores, inicia o aluno para a docência, proporciona a ele aprendizagens tanto na perspectiva de quem ensina quanto de quem aprende. Portanto, fazer parte da monitoria é fazer parte de um arsenal de possibilidades de experiências.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Trindade, Lúcia Gracia Ferreira-
dc.contributor.referee1Pimentel, Sandra Lúcia Sant'Ana dos Santos-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monitoria_Ensino_Educacao_TCC_2017.pdf216,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.