Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: O Planejamento na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas implicações para concepção de letramento e alfabetização no município de Brejões-BA
Autor(es): Santos, José Fábio Mendes dos
Orientador(a): Souza, Maicelma Maia
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Silva, Erica Bastos da
Referência: SANTOS, José Fábio Mendes dos. O planejamento na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas implicações para concepção de letramento e alfabetização no município de Brejões-BA, Amargosa-BA. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Essa monografia foi elaborada no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB) tendo como tema “O Planejamento na perspectiva do pacto e suas implicações para concepção de letramento e alfabetização no município de Brejões-BA”. O trabalho busca compreender as implicações presentes na prática do planejamento das atividades didáticas, de professoras dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, identificando, em seus relatos de experiências, concepções e implicações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para o processo de alfabetização e letramento. Para isso, utilizamos a metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de dados. fora sujeito de pesquisa, 4 (quatro) professoras do município de brejões-BA. A discussão teórica foi construída durante as análises das falas e utilizamos como referencial, os estudos de autores como: (ALBUQUERQUE,2007), (CARVALHO,2010), (FERREIRO,1996), (LEITE,2010), (LIBANEO,1994), (MORETTO,2011), (SOARES,2009), além de utilizar também dos documentos oficiais do MEC. Os resultados apontam que: a, o planejamento do Pacto influencia a prática docente das professoras que atuam nos anos iniciais do ensino, b as professoras reelaboram o conceito e a concepção de alfabetização e aprendizagem a partir do planejamento que começaram a trabalhar no Pacto, c as professoras conseguem compreender o planejamento didático pedagógico como um aliado na sua prática do docente.
Palavras-chave: Educação - Ensino fundamental
Letramento
Alfabetização
Política educacional - PNAIC
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: Fev-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-25T21:36:36Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3646
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