Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3644
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: “Meninxs na creche para que?”: concepções de educação infantil na perspectiva das profissionais do centro educacional infantil “Tia Maru”
Autor(es): Santos, Beatriz Barbosa
Orientador(a): Cordeiro, karina de Oliveira Santos
Membro(a) da banca: Feitosa, Débora Alves
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Referência: SANTOS, Beatriz Barbosa. “Meninxs na creche para que?”: concepções de educação infantil na perspectiva das profissionais do centro educacional infantil “Tia Maru”, Amargosa-BA. 2017. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
Resumo: Acreditando na importância dos primeiros anos de ensino e sua consequência na vida escolar das crianças, percebe-se as creches como instituições extremamente relevante, e o educador como um dos formadores da cidadania e em grande parte dos casos o principal responsável por possibilitar o conhecimento (científico) e viabilizar o desenvolvimento integral das crianças que frequentam essa etapa de ensino, se faz necessário compreender se a visão dos profissionais sobre a Educação Infantil assume o caráter destinado a essa etapa de ensino, pois a sua concepção é o que preencherá sua prática. Sob essa ótica, o presente trabalho teve por finalidade pesquisar qual é a concepção de Educação Infantil das profissionais que trabalham em creches, visando compreender se os professores que lecionam nessas instituições, com formação adequada ou não, estão conscientes do que representa o ensino nessa etapa escolar. O presente trabalho fundamentou-se, especialmente, nas concepções teóricas de Ariès (1981), Priore (2010), Sarmento (1997), Kramer (1994), Brasil (1988, 1996, 2006) Além disso, utilizou-se uma metodologia de investigação exploratória/explicativa através dos dados obtidos, com abordagem qualitativa. Para tanto, realizaram-se entrevistas com os sujeitos da pesquisa sendo eles uma professora e duas assistentes que lecionam na creche “Tia Marú”, independentemente de suas formações, ou tempo de atuação como professora desse nível, efetivando-se essa pesquisa com o total 3 profissionais, em grupos de atuação diferentes. Concluímos que nenhuma das profissionais possui uma concepção completamente equivocada sobre a Educação Infantil, pois percebemos nas falas, mesmo que timidamente a compreensão por parte delas de que é direito da criança o acesso a esse espaço. O que entendemos ser uma estratégia viável é que esse ainda seja um assunto debatido em fóruns, em reuniões dentro da própria escola, por acreditar que só o conhecimento pode promover a reflexão do sujeito, compreender as proposições da Educação Infantil auxiliarão na formulação de uma prática ainda mais completa.
Palavras-chave: Educação infantil
Política educacional
Pedagogia - Profissional
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 25-Set-2017
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-25T21:17:38Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3644
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Meninxs_Creche_Concepcoes_TCC_2017.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.