Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3644
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | “Meninxs na creche para que?”: concepções de educação infantil na perspectiva das profissionais do centro educacional infantil “Tia Maru” |
metadata.dc.creator: | Santos, Beatriz Barbosa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cordeiro, karina de Oliveira Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Feitosa, Débora Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Citación : | SANTOS, Beatriz Barbosa. “Meninxs na creche para que?”: concepções de educação infantil na perspectiva das profissionais do centro educacional infantil “Tia Maru”, Amargosa-BA. 2017. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | Acreditando na importância dos primeiros anos de ensino e sua consequência na vida escolar das crianças, percebe-se as creches como instituições extremamente relevante, e o educador como um dos formadores da cidadania e em grande parte dos casos o principal responsável por possibilitar o conhecimento (científico) e viabilizar o desenvolvimento integral das crianças que frequentam essa etapa de ensino, se faz necessário compreender se a visão dos profissionais sobre a Educação Infantil assume o caráter destinado a essa etapa de ensino, pois a sua concepção é o que preencherá sua prática. Sob essa ótica, o presente trabalho teve por finalidade pesquisar qual é a concepção de Educação Infantil das profissionais que trabalham em creches, visando compreender se os professores que lecionam nessas instituições, com formação adequada ou não, estão conscientes do que representa o ensino nessa etapa escolar. O presente trabalho fundamentou-se, especialmente, nas concepções teóricas de Ariès (1981), Priore (2010), Sarmento (1997), Kramer (1994), Brasil (1988, 1996, 2006) Além disso, utilizou-se uma metodologia de investigação exploratória/explicativa através dos dados obtidos, com abordagem qualitativa. Para tanto, realizaram-se entrevistas com os sujeitos da pesquisa sendo eles uma professora e duas assistentes que lecionam na creche “Tia Marú”, independentemente de suas formações, ou tempo de atuação como professora desse nível, efetivando-se essa pesquisa com o total 3 profissionais, em grupos de atuação diferentes. Concluímos que nenhuma das profissionais possui uma concepção completamente equivocada sobre a Educação Infantil, pois percebemos nas falas, mesmo que timidamente a compreensão por parte delas de que é direito da criança o acesso a esse espaço. O que entendemos ser uma estratégia viável é que esse ainda seja um assunto debatido em fóruns, em reuniões dentro da própria escola, por acreditar que só o conhecimento pode promover a reflexão do sujeito, compreender as proposições da Educação Infantil auxiliarão na formulação de uma prática ainda mais completa. |
Palabras clave : | Educação infantil Política educacional Pedagogia - Profissional |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 25-sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-25T21:17:38Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3644 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Meninxs_Creche_Concepcoes_TCC_2017.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.