Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3641
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Fechamento de escolas do campo: um estudo no município de Elísio Medrado – BA
metadata.dc.creator: Sampaio, Vilmara dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Meireles, Mariana Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Fábio Josué Souza dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Janaine Zdebski da
Citación : SAMPAIO, Vilmara dos Santos. Fechamento de escolas do campo: um estudo no município de Elísio Medrado – BA, Amargosa-BA. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo monográfico investigou o fenômeno do fechamento das escolas do campo no Brasil, destacando mais especificamente o município de Elísio Medrado. Ainda que a educação seja um direito garantido por leis, o fenômeno do fechamento das escolas do campo cresce desastrosamente no Brasil, impedindo que milhares de sujeitos do campo tenham acesso a escolarização na comunidade rural em vivem. Isto vem acarretando a sobrevivência daqueles que ainda insistem em permanecer no campo. Nesse sentido, o fechamento de uma escola do campo pode ser visto como um atentado contra a sobrevivência de uma comunidade que padece com ausência de políticas públicas que garantam condições estruturais e essenciais para os sujeitos, dentre elas a educação. De certo modo, esse tem sido um projeto do capital: esvaziar o campo de gente. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa com destaque para as questões sócias e sobre fenômenos humanos, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas com quatro sujeitos da comunidade do Alto Souza Peixoto e análise documental. Tem-se como aporte teórico os estudos de Caldart (2002, 2012); Caldart e Santos (2008), Oliveira e Campos (2012), Pires (2012); Ferreira e Brandão (2011); Albuquerque (2011); Souza (2012); Oliveira (2017); Carvalho e Sergio (2017) dentre outros autores, que abordam a temática da Educação do Campo. O estudo sobre o fechamento das escolas do campo nos permitiu compreender que este fenômeno acontece em todo Brasil. Chamou atenção a região nordeste, onde os dados sobre fechamento das escolas do campo aparece no topo de pesquisas recentes. Esta é a região onde se localiza Elísio Medrado, por isso seus dados de fechamento enquadram o munícipio em tais estatísticas. Em notas, a pesquisa empírica revelou que o fechamento das escolas do campo tem implicado na vida dos sujeitos que residem no campo, especificamente para aqueles que residem na comunidade do Alto Souza Peixoto, lócus de realização deste estudo. Cabe dizer que o fechamento das escolas do campo no Brasil representa retrocessos legais, sociais e educacionais diante das conquistas protogonizadas pelo movimento “Por uma educação do campo” que tem lutado por uma educação no e do campo.
Palabras clave : Educação do campo
Escolas do campo
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 28-ago-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-25T20:54:29Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3641
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Fechamento_Escolas_Campo_TCC_2018.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.