Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSampaio, Vilmara dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-25T20:54:29Z-
dc.date.available2024-09-25T20:54:29Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Vilmara dos Santos. Fechamento de escolas do campo: um estudo no município de Elísio Medrado – BA, Amargosa-BA. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3641-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.titleFechamento de escolas do campo: um estudo no município de Elísio Medrado – BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo monográfico investigou o fenômeno do fechamento das escolas do campo no Brasil, destacando mais especificamente o município de Elísio Medrado. Ainda que a educação seja um direito garantido por leis, o fenômeno do fechamento das escolas do campo cresce desastrosamente no Brasil, impedindo que milhares de sujeitos do campo tenham acesso a escolarização na comunidade rural em vivem. Isto vem acarretando a sobrevivência daqueles que ainda insistem em permanecer no campo. Nesse sentido, o fechamento de uma escola do campo pode ser visto como um atentado contra a sobrevivência de uma comunidade que padece com ausência de políticas públicas que garantam condições estruturais e essenciais para os sujeitos, dentre elas a educação. De certo modo, esse tem sido um projeto do capital: esvaziar o campo de gente. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa com destaque para as questões sócias e sobre fenômenos humanos, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas com quatro sujeitos da comunidade do Alto Souza Peixoto e análise documental. Tem-se como aporte teórico os estudos de Caldart (2002, 2012); Caldart e Santos (2008), Oliveira e Campos (2012), Pires (2012); Ferreira e Brandão (2011); Albuquerque (2011); Souza (2012); Oliveira (2017); Carvalho e Sergio (2017) dentre outros autores, que abordam a temática da Educação do Campo. O estudo sobre o fechamento das escolas do campo nos permitiu compreender que este fenômeno acontece em todo Brasil. Chamou atenção a região nordeste, onde os dados sobre fechamento das escolas do campo aparece no topo de pesquisas recentes. Esta é a região onde se localiza Elísio Medrado, por isso seus dados de fechamento enquadram o munícipio em tais estatísticas. Em notas, a pesquisa empírica revelou que o fechamento das escolas do campo tem implicado na vida dos sujeitos que residem no campo, especificamente para aqueles que residem na comunidade do Alto Souza Peixoto, lócus de realização deste estudo. Cabe dizer que o fechamento das escolas do campo no Brasil representa retrocessos legais, sociais e educacionais diante das conquistas protogonizadas pelo movimento “Por uma educação do campo” que tem lutado por uma educação no e do campo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Meireles, Mariana Martins-
dc.contributor.referee1Santos, Fábio Josué Souza dos-
dc.contributor.referee2Silva, Janaine Zdebski da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

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