Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3636
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Pedagogia Hospitalar: reflexões sobre a atuação de pedagogos/as
metadata.dc.creator: Oliveira, Jeane Carneiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Meireles, Mariana Martins de
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Jeane Carneiro de. Pedagogia Hospitalar: reflexões sobre a atuação de pedagogos/as, Amargosa-BA. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: São vários os espaços de atuação, um deles é no hospital, trabalhando no acompanhamento pedagógico de crianças e adolescentes em situação de internamento hospitalar. Na atualidade, a área da pedagogia que requer atualizações de ações pedagógicas inovadoras que atendam a todos que circulam o complexo do ambiente hospitalar. Os objetivos gerais do presente trabalho é demonstrar a importância do pedagogo na Classe hospitalar e os específicos são: compreender qual formação necessária para atuação dos pedagogos; caracterizar a importância da família no processo evolutivo e discutir a importância do pedagogo na classe hospitalar. Para fundamentar a pesquisa foram utilizados referenciais da área como Fonseca (1999); Brandão (2007); Matos e Mugiatti (2007,); Brasil (2002), entre outros. A metodologia caminhou por dois sentidos: o primeiro um levantamento bibliográfico com os descritores Pedagogia Hospitalar e Classe Hospitalar nos sites de busca Google Acadêmico e Scielo, e o segundo utilizou-se a técnica de questionário para entrevista com duas professoras da classe hospitalar. Os resultados mostram que há uma ampliação dos estudos e do número de profissionais para atuarem nas classes hospitalares e a busca de atendimento a esse direito da criança e do adolescente, mas ainda há necessidade de mais abertura desse campo nos espaços formativos da licenciatura em Pedagogia.
Mots-clés: Importância da classe hospitalar
Formação pedagógica
Família na evolução pedagógica
Criança - Assistência hospitalar
Educação - Saúde
Résumé: There are several spaces for action, one of which is in the hospital, working in the pedagogical follow-up of children and adolescents in a situation of hospitalization. Currently, the area of pedagogy requires updates of innovative pedagogical actions that serve everyone who circulates in the complex of the hospital environment. Thus, we sought to investigate, through bibliographical research, the practices of pedagogues in hospital classes, observing the nature and types of pedagogical mediations carried out by this professional to favor children's learning in hospital classes. Thus, one can perceive different actions and dimensions of this professional's performance, both in training and in broader perspectives for their development, motivating the professional in the search for a new path and possibilities for their practice.
metadata.dc.subject.en: Hospital class
Pedagogical training
Children
Child - Hospital care
Education - Health
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-25T19:07:59Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3636
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Pedagogia_Hospitalar_Reflexoes_TCC_2022.pdf406,85 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.