Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3633
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: “Eu vejo um novo começo de era”: tecnologias e novas perspectivas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos em tempos pandêmicos
Autor(es): Oliveira, Clélia Alves
Orientador(a): Macedo, Alice Costa
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Moreira, Jefferson da Silva
Referência: OLIVEIRA, Clélia Alves. “Eu vejo um novo começo de era”: tecnologias e novas perspectivas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos em tempos pandêmicos, Amargosa-BA. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: Buscando apresentar as relações entre a tecnologia e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) no cenário pandêmico, o trabalho em questão visa explorar possíveis contribuições das redes sociais, quando voltadas para a Educação na modalidade de educação remota, subsidiando o entendimento do processo educacional via ações por mídias sociais. Com base nas tantas formas de ensino a distância e como esses meios tendem a refletir a realidade contemporânea, foi feito um paralelo entre a educação e a evolução das tecnologias mediante a cronologia histórica, a evolução educacional e a tecnologia, no que tange o processo histórico e tecnológico da educação. O trabalho foi embasado em uma entrevista e, por meio da análise dos trechos, se deu o processo de elucubração que teve como cerne a elucidação do objeto de pesquisa. Já a metodologia da pesquisa, por focar na contribuição das redes sociais no processo educacional, se fez conveniente optar por uma pesquisa qualitativa. Os dados coletados foram descritivos, objetivando ao máximo o foco do estudo. Por fim, apresenta-se a análise obtida do processo e assim acredita-se fomentar a discussão acerca do assunto.
Palavras-chave: Redes Sociais
Tecnologia
Educação Remota
Educação EJAI
Educação de Adultos
Práticas de ensino
Covid-19
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: Dez-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-25T17:57:35Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3633
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eu_Vejo_Novo_TCC_2022.pdf425,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.