Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3632
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Extensão e Pesquisa-Ação na Casa do Duca: uma experiência junto ao projeto “Memória, Cultura e Corporeidade: o universo infantil como produtor de saberes”
metadata.dc.creator: Leal, Kamilla de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Macedo, Alice Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Edmila Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luana Patrícia Costa
Référence bibliographique: LEAL, Kamilla de Almeida. Extensão e Pesquisa-Ação na Casa do Duca: uma experiência junto ao projeto “Memória, Cultura e Corporeidade: o universo infantil como produtor de saberes”, Amargosa-BA. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho científico de natureza qualitativa trata-se de uma pesquisa-ação realizada no espaço de educação não formal CASA do DUCA (Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade) a partir do Projeto de Extensão “Memória, Cultura e Corporeidade: o Universo Infantil como Produtor de Saberes”, voltado para crianças de 4 a 6 anos da comunidade São Roque, no município de Amargosa/Ba. Esta pesquisa surgiu de uma inquietação pessoal, tendo como objetivo geral compreender o contexto e desenvolver ações junto ao projeto de extensão realizado no centro cultural de artes CASA do DUCA. As principais bases teóricas que subsidiaram este trabalho acadêmico foram: Chizzoti (2003); Brandão (2007); Freire (1987 e 2005); Gil (2008); Gohn (2006, 2009 e 2014); Graciani (2014), dentre outras, em conjunto com as leis para auxiliar nas discussões presentes nesse estudo. No que se refere à metodologia, os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observação participante, registros de diário de campo e revisão bibliográfica. Ao final da realização do projeto constatou-se que o fortalecimento de vínculos entre os sujeitos envolvidos nesse processo, bem como o trabalho com as emoções, expressões e sensações para a promoção de momentos em grupo, para a socialização, oportunizam o nascimento de um núcleo de apoio e afetos dentro da própria comunidade. A partir deste projeto foi possível despertar nas crianças o respeito ao outro com mais empatia e consciência social e a valorizar ainda mais as diversidades culturais existentes.
Mots-clés: Arte
Educação Não Formal
Educador Social
Comunidade
Cultura
Résumé: The present scientific work of a qualitative nature is an action research carried out in the non-formal education space CASA do DUCA (Diversity, University, Culture and Ancestry) from the Extension Project “Memory, Culture and Embodiment: the Children's Universe as a Producer of Knowledge”, aimed at children from 4 to 6 years of age in the São Roque community, in the municipality of Amargosa/Ba. This research arose from a personal concern, with the general objective of understanding the context and developing actions with the extension project carried out at the cultural center of arts CASA do DUCA. The main theoretical bases that supported this academic work were: Chizzoti (2003); Brandão (2007); Freire (1987 and 2005); Gil (2008); Gohn (2006, 2009 and 2014); Graciani (2014), among others, together with the laws to assist in the discussions present in this study. With regard to methodology, the instruments used for data collection were participant observation, field diary records and literature review. At the end of the project, it was verified that the strengthening of bonds between the subjects involved in this process, as well as the work with emotions, expressions and sensations for the promotion of group moments, for socialization, provide the opportunity for the birth of a nucleus of support and affection within the community itself. From this project, it was possible to awaken in the children respect for others with more empathy and social awareness and to value even more the existing cultural diversities.
metadata.dc.subject.en: Art
Non-Formal Education
Social educator
Community
Culture
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 13-déc-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-25T17:43:51Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3632
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Extensao_Pesquisa_Acao_TCC_2022.pdf2,9 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.