Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Lei 11.645/08: percepção dos/as professores/as do Ensino Infantil e Fundamental do município de Amargosa/BA
metadata.dc.creator: Sampaio, Marideuza Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Fátima Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Dornelles, Priscila Gomes
Citación : SAMPAIO, Marideuza Santos. Lei 11.645/08: percepção dos/as professores/as do ensino infantil e fundamental do município de Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho fundamenta-se em apresentar as percepções de professores/as de ensino infantil e fundamental de escolas publicas do municipio de Amargosa/Ba sobre a lei11.645/08. Objetiva-se refletir sobre a percepção dos/as professores/as sobre a lei 11.654/08. Para alcançar os resultados na pesquisa a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, analítico e exploratório, optamos pela pesquisa de campo com aplicação de questionário, com questões fechadas e estruturadas, claras e objetivas. Utilizamos como aporte teórico Borgens (2010), Silva e Grupioni (1995), Santiago, Akkari e Marques (2013), Araújo (2006), Cruz e Jesus (2013), Silva (2013), Oliveira (2008), Esteban (2010), Gil (2008), Thomaz (1995), Potiguara (2012), Luciano (2016). Os resultados obtidos relatam que os/as professores/as consideram que a lei ainda não se efetivou nos espaços educacionais onde atuam, e identificam como sendo obstáculos para a não efetivação da mesma, falta de formação inicial e continuada de professores, investimentos em recursos e materiais didáticos, a falta de interesse de professores e da escola pela temática, e a não implementação da lei no currículo escola. Diante dos resultados, constata-se que, para que a efetivação da lei torne-se satisfatória nas instituições de ensino é preciso que os professores tenham formação que os de subsídios para atuarem cocientes da importância do seu papel imprescindível na efetivação da lei nos espaços educacionais. Bem como, faz-se necessário, que as instituições de ensino revejam e reestruture seus currículos e assuma sua responsabilidade em promover uma educação democrática que venha promover igualdade e respeito às diferenças.
Palabras clave : Política educacional
Educação infantil
Ensino fundamental
Povos indígenas
Professor - Formação
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 13-feb-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T21:18:02Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3625
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