Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3609
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: O Lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Ferreira, Anatalha de Almeida Bittencourt
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tavares, Aureliana da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luana Patrícia Costa
Citation: FERREIRA, Anatalha de Almeida Bittencourt Ferreira. O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil, Amargosa-BA. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como intuito estudar “O lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil”, para isso foi feito uma investigação buscando compreender os avanços que ocorreram na educação infantil ao longo do tempo. A pesquisa tem como definição do problema: Quais as contribuições do lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil? Assim, a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como princípio compreender quais as contribuições do lúdico na Educação Infantil, e como objetivos específicos foram delimitados: Pesquisar possíveis relações entre o lúdico e a aprendizagem das crianças; Conhecer de que maneira o lúdico é utilizado no contexto pesquisado através da pesquisa bibliografica. Apresentar como o lúdico pode ser usado no processo de aprendizagem de crinaças na Educação Infantil por meio de jogos e brincadeiras. Para a realização do trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica, utilizando levantamento bibliográfico e seleção de fontes: Livros, Sites Científicos Scielo, Capes etc, através de documentos nacionais das obras: Jogo Brinquedo, Brincadeira e a Educaçã, A importância do Lúdico para o Desenvolvimento da Criança, Brincadeira e Cultura, Viajando pelo Brasil que Brinca, Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, Estatuto da Criança e do Adolescente, Referencial Curricular para Educação Infantil, Política Nacional de Alfabetização etc, dos teóricos, Kishimoto, Almeida, Cunha etc. A fim de colher informações de autores que já abordaram o tema. Foram produzidos cinco capítulos nesta pesquisa composta pela: A introdução que apresenta um panorama de como a pesquisa foi realizada utilizando alguns autores que foram Kishimoto (1997), Almeida (2014), Carvalho (1992), Cunha (1997), ECA (2002), RCNEI (1998), PNE (2019) etc. A metodologia que apresenta o percurso pecorrido para a concretização da pesquisa, o terceiro capítulo que aborda O lúdico na Educação Infantil e suas contribuições para aprendizagem; Leis e normatizações para educação infanti. Um capítulo com os Ressultados e discursões a as Considerações finais. Os resultados mostram que o lúdico é uma ferramenta indispensável na Educação Infantil, onde o ensino e o brincar estão interligados as atividades lúdicas utilizando os jogos e brincadeiras muito contribui para que ocorra a aprendizagem e o desenvolvimento das crinaças de uma forma integral.
Keywords: Lúdico
Aprendizagem
Educação infantil
Práticas de ensino
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 14-Aug-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T16:53:44Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3609
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ludico_Processo_Aprendizagem_TCC_2024.pdf981,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.