Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3603
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: “A modelagem do corpo”: o papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade
metadata.dc.creator: Santos, Daylane Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Thereza Cristina Bastos de
metadata.dc.contributor.referee1: Wink, Ingrid
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Citation: SANTOS, Daylane Pereira dos. “A modelagem do corpo”: o papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade, Amargosa-BA. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa intitulada “A Modelagem do Corpo” : O papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade, tem como objetivo geral, problematizar a importância de se trabalhar um processo de conscientização por parte da educação. Desse modo, por meio dos objetivos específicos, buscamos compreender como os corpos gordos femininos são observados na sociedade e no contexto escolar, além de, conceitualizar o termo gordofobia; sendo abordado, analisado e investigado o papel e a relevância do universo escolar, desmistificando o preconceito que gravita em torno da mulher gorda. Apoiados nos estudos de Medeiros (2011), Outeiral (1994) e Libâneo (2001) dentre outros autores que estudam e traçam reflexões sobre o tema. Esse trabalho se encontra ancorado sobre princípios da pesquisa qualitativa, sendo assim, como instrumento de levantamento e análise de dados foi utilizado da revisão bibliográfica analisando materiais já publicados sobre o tema. Visto isso, ancorados na obra da autora Malu Jimenez (2007) foi viabilizado questionamentos e reflexão imprescindíveis para a construção da análise desta produção. Por certo, trouxe a concepção de que a gordofobia no Brasil é um problema social e de saúde interferindo diretamente no indivíduo como um todo: corpo, espírito e psique. Na qual, busca um processo de conscientização no tocante às mazelas causadas por esse tipo de preconceito na vida de quem as sofre.
Keywords: Educação
Gordofobia
Imagem corporal
Questão social
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 20-Aug-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-23T20:56:28Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3603
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelagem_Corpo_Papel_TCC_2024.pdf390,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.