Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Daylane Pereira dos-
dc.date.accessioned2024-09-23T20:56:28Z-
dc.date.available2024-09-23T20:56:28Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Daylane Pereira dos. “A modelagem do corpo”: o papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade, Amargosa-BA. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3603-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGordofobiapt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectQuestão socialpt_BR
dc.title“A modelagem do corpo”: o papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada “A Modelagem do Corpo” : O papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade, tem como objetivo geral, problematizar a importância de se trabalhar um processo de conscientização por parte da educação. Desse modo, por meio dos objetivos específicos, buscamos compreender como os corpos gordos femininos são observados na sociedade e no contexto escolar, além de, conceitualizar o termo gordofobia; sendo abordado, analisado e investigado o papel e a relevância do universo escolar, desmistificando o preconceito que gravita em torno da mulher gorda. Apoiados nos estudos de Medeiros (2011), Outeiral (1994) e Libâneo (2001) dentre outros autores que estudam e traçam reflexões sobre o tema. Esse trabalho se encontra ancorado sobre princípios da pesquisa qualitativa, sendo assim, como instrumento de levantamento e análise de dados foi utilizado da revisão bibliográfica analisando materiais já publicados sobre o tema. Visto isso, ancorados na obra da autora Malu Jimenez (2007) foi viabilizado questionamentos e reflexão imprescindíveis para a construção da análise desta produção. Por certo, trouxe a concepção de que a gordofobia no Brasil é um problema social e de saúde interferindo diretamente no indivíduo como um todo: corpo, espírito e psique. Na qual, busca um processo de conscientização no tocante às mazelas causadas por esse tipo de preconceito na vida de quem as sofre.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Thereza Cristina Bastos de-
dc.contributor.referee1Wink, Ingrid-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelagem_Corpo_Papel_TCC_2024.pdf390,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.