Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Atuação dos profissionais de apoio escolar/mediadores no processo de inclusão educacional na rede municipal de Jacobina – BA
metadata.dc.creator: Leal, Ideilton Alves Freire
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimentel, Susana Couto
metadata.dc.contributor.referee1: Salvadori, Juliana Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Aline Pereira da Silva
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho objetivou-se analisar a atuação dos profissionais de apoio escolar/mediador na política de inclusão de estudantes com deficiência na rede municipal de educação em Jacobina-BA, tendo como base o problema da pesquisa, que também se configura em uma questão norteadora: como os profissionais de apoio escolar/mediador têm atuado na operacionalização da política de inclusão de estudantes com deficiência na rede municipal de educação em Jacobina-BA? Para alcance desse intento, foram traçados os seguintes objetivos específicos: (1) caracterizar o perfil dos profissionais de apoio escolar/mediador na rede municipal de Jacobina; (2) identificar as atividades desenvolvidas e os desafios vivenciados pelos profissionais de apoio escolar/mediador; (3) analisar como as práticas dos profissionais de apoio escolar/mediador influenciam na operacionalização da política nacional de educação especial no município de Jacobina-BA; (4) elaborar, a partir dos resultados da pesquisa, uma minuta de resolução que possa contribuir com o conselho municipal de educação (CME) com vistas a organização da rede de apoio para a inclusão escolar no município de Jacobina-BA. Para alcance dos objetivos propostos, adotou-se como procedimentos metodológicos: a abordagem multimétodo, a partir do estudo de caso único, de enfoque holístico, sendo os dispositivos de recolha de dados a pesquisa documental, revisão sistemática da literatura, questionário e grupo focal on-line (síncrono e assíncrono). Como procedimento de análise de dados, recorreu-se a proposta de análise temática, apresentada por Braun, Clarke (2006). O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se em normativos da legislação brasileira, bem como nos estudos de Mendes (2006), Mendes; Santos; Branco (2022), Mendes; Malheiro (2012), Matos; Mendes (2015), Mattos (2017), Ferreira, Glat (2003), Pimentel (2012), Crochík (2012), Mousinho et al (2010), Lopes (2018), Burchert (2018), Alecrim (2020), Capellini (2019), Silva (2019), dentre outros. Os resultados apontam que a maioria dos participantes possui um perfil profissional com formação em cursos de Licenciatura, concluída ou em andamento e desenvolve uma atuação com predominância de atividades no âmbito pedagógico, envolvendo adaptação, elaboração e mediação de tarefas para os alunos PAEE, conflituando com a atuação de outros profissionais da escola. A ausência de momentos de participação, em conjunto com o professor no planejamento, desvela a inexistência de parceria entre todos os atores envolvidos no processo de inclusão. Ademais, a realização de processos de formação continuada descontextualizados da realidade da escola, reverbera em conflitos de entendimentos sobre o que é abordado na formação e as orientações recebidas pelos gestores escolares; fato que, associado ao quantitativo de discentes aos quais se presta assistência e ausência de oportunidade de pensar conjuntamente à reestruturação das atividades direcionadas aos discentes assistidos, desvela um cenário de precarização do trabalho realizado. Por fim, defende-se a necessidade de normativas específicas que contribuam para construção de uma identidade profissional para o PAE/mediador.
Keywords: Inclusão educacional
Profissionais de apoio escolar
Rede de apoio
Jacobina (BA)
Abstract: In this work we aimed to analyze Scholar Supporting Professionals - SSP/Mediator in inclusion policies students with disabilities in Municipal Education System of Jacobina a city of Bahia state, based on the Survey question, which one comes up, also as a leading question: How had the SSP/Mediator worked on the implementation of inclusion policies to children with disabilities in Jacobina-Bahia? To achieve our goals we charted the following specifics objectives: (1) To characterize the SSP/Mediator profile from the municipal educational system of Jacobina-Bahia; (2)To identify the activities developed the challenges faced by the SSP/Mediator; (3)To analyze how do SSP/Mediator practices influence in national special education policies implementation on Jacobina-Bahia municipal; (4)To prepare, starting from data analysis results, a draft resolution that can contribute to the municipal Council for Education, aiming to organize the support system to school inclusion on the municipal of Jacobina-Bahia. To reach our goals we adopt the following methodological proceedings: multi-method approach, parting from a single case experimental design, an approach holistic, and the analysis data device was document search, literature systematic review, questionnaire and an online focal group (Synchronous and Asynchronous). As analysis data proceed, we appealed to systematic analysis proposal, presented by Braun, Clarke (2006). The base that subsided the data analysis accomplished, we got them based on the rules from Brazilian laws, as well as on the studies of Mendes (2006), Mendes; Santos; Branco (2022), Mendes; Malheiro (2012), Matos; Mendes (2015), Mattos (2017), Ferreira, Glat (2003), Pimentel (2012), Crochík (2012), Mousinho et al (2010), Lopes (2018), Burchert (2018), Alecrim (2020), Capellini (2019), Silva (2019) and another. The results suggest that most of the participants exhibit a training professional profile being graduated and graduating and developing activities in pedagogical area, embracing adaptation, elaboration and tasks mediation to students from Target Public of Special Education – TPSE, conflicting with another professional working in the school. The participation absence, linked to teacher planning, revealed the inexistence of cooperation between all these ones involved in inclusion process. Further, the accomplishment of continuous training decontextualized of school reality, reverberate on understanding conflict about what is approached in the training and the orientations received from the school managers; point that was link to the quantity of those learners that are assisted and the lack of opportunity to think close to reconstruction of activities that are directed to assisted learners, reveal a precarious backdrop about the work accomplished. In conclusion, we notice that we need specifics rules which contribute to a professional identity SSP/Mediator construction.
metadata.dc.subject.en: Educational inclusion
School support professionals
Support network
Jacobina (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Issue Date: 20-Dec-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:30:13Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3531
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