Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3529
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Formação continuada de educadores da educação infantil do campo: reflexões dialógicas com docentes na rede pública municipal de Feira de Santana
Autor(es): Santana, Fabiana Castelo Branco de
Orientador(a): Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
Membro(a) da banca: Souza, Leila Damiana Almeida dos Santos
Membro(a) da banca: Uzêda, Leomárcia Caffé Oliveira
Membro(a) da banca: Hage, Salomão Antônio Mufarrej
Resumo: Em reconhecimento ao papel fundamental que o educador do campo ocupa para a formação das crianças camponesas de 0 a 5 anos, esta pesquisa apresenta um estudo sobre as perspectivas específicas de formação continuada de educadores e educadoras que atuam na Educação Infantil em escolas do campo no município de Feira de Santana/BA. O estudo teve como objetivo identificar e analisar saberes de docentes da Educação Infantil do Campo na rede pública municipal de Feira de Santana, dialogando sobre perspectivas para a formação continuada de educadores nas especificidades da Educação Infantil do Campo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa participante. Como dispositivo de pesquisa foram utilizados questionário e Círculos Epistemológicos, metodologia de pesquisa inspirada nos Círculos de Cultura freireanos. Os Círculos Epistemológicos revelaram-se, para além de uma metodologia de pesquisa, como uma experiência formativa propícia à promoção de diálogos fomentadores da crítica reflexiva docente e redimensionamento de práticas. Participaram da pesquisa 17 educadoras que atuam na Educação Infantil, em escolas do campo da rede pública do município de Feira de Santana e 12 crianças com idades entre 3 e 5 anos, que estudam em uma escola exclusiva de Educação Infantil do Campo. A análise das informações coletadas foi realizada a partir das categorias analíticas articuladas entre os objetivos da pesquisa e os diálogos com as educadoras, utilizando os aportes da pesquisa participante e da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram para a urgência de formação continuada de educadores da Educação Infantil do Campo que considerem seus interesses formativos, estando entre eles um maior aprofundamento das concepções de criança e infância, sexualidade infantil, estudo das bases da Educação Infantil e Educação do Campo. As educadoras evidenciaram, ainda, a importância da escuta às crianças como via principal para debruçar-se sobre a vida da comunidade, permitindo-lhe conhecer a realidade das infâncias camponesas, vivências, necessidades e interesses, possibilitando conhecê-las e compreendê-las para melhor planejar o trabalho pedagógico. Concluímos, assim, que o estudo aponta para a emergência de uma formação docente na especificidade da Educação Infantil do Campo. O levantamento dos interesses formativos das educadoras e escuta das crianças configurou-se como um caminho fundante para a materialização e fortalecimento da Educação Infantil do Campo, ampliando a compreensão da relevância em torno da formação continuada dos educadores, ao se discutir acerca dos saberes necessários a uma atuação docente numa perspectiva da práxis transformadora.
Palavras-chave: Educação infantil
Formação continuada
Reflexões dialógicas
Rede pública municipal
Feira de Santana (BA)
Resumo em inglês: This research presents a study on the specific perspectives of continuing education of educators who work in early childhood education in schools in the countryside of Feira de Santana, a municipality in the state of Bahia, considering the fundamental role that the rural educator occupies in the formation of peasant children from 0 to 5 years old. The study aimed to identify and analyze the knowledge of teachers of Early Childhood Education in the countryside in the municipal public network of Feira de Santana, dialoguing about perspectives for the continuing education of educators in the specificities of early childhood education in the countryside. It is a research with a qualitative approach, from the perspective of participatory research. Questionnaire and Epistemological Circles were used as a research device, a methodology inspired by the Freirean Culture Circles. In addition to a research methodology, The Epistemological Circles proved to be a formative experience conducive to the promotion of dialogues that fostered reflective teacher criticism and the re-dimensioning of practices. 17 educators who work in Early Childhood Education, in rural public schools in the municipality of Feira de Santana and 12 children aged between 3 and 5 years, who study in an exclusive Early Childhood Education school in the countryside, were participants in the research. The analysis of the information collected was carried out from the analytical categories articulated between the research objectives and the dialogues with the educators, using the contributions of participatory research and content analysis. The results of the research pointed to the urgency of continuing education of educators of Early Childhood Education in the Countryside who consider their training interests, among them a greater deepening of the conceptions of child and childhood, infantile sexuality, study of the bases of Child Education and Education in the Countryside. The educators also highlighted the importance of listening to children as the main way to focus on the life of the community, allowing them to know the reality of peasant childhoods, experiences, needs and interests, making it possible to know and understand them in order to better plan the pedagogical work. Thus, we conclude that the study points to the emergence of a teacher training in the specificity of early childhood education in the countryside. The survey of the educators' training interests and listening to the children was configured as a founding way for the materialization and strengthening of early childhood education in the countryside, expanding the understanding of the relevance around the continuing education of educators, when discussing about the necessary knowledge to a teaching performance in a perspective of transforming praxis.
Palavras-chave em inglês: Child education
Continuing education
Dialogic reflections
Municipal public network
Feira de Santana (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Data do documento: 4-Ago-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-17T16:29:56Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3529
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - PPGECID - Dissertações

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexoes_Dialogicas_Docentes_Dissertacao_2022.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Acao_Educacao_Campo_Produto_2022.pdf12,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.