Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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dc.creatorSantana, Fabiana Castelo Branco de-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:29:56Z-
dc.date.available2024-09-17T16:29:56Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3529-
dc.description.abstractThis research presents a study on the specific perspectives of continuing education of educators who work in early childhood education in schools in the countryside of Feira de Santana, a municipality in the state of Bahia, considering the fundamental role that the rural educator occupies in the formation of peasant children from 0 to 5 years old. The study aimed to identify and analyze the knowledge of teachers of Early Childhood Education in the countryside in the municipal public network of Feira de Santana, dialoguing about perspectives for the continuing education of educators in the specificities of early childhood education in the countryside. It is a research with a qualitative approach, from the perspective of participatory research. Questionnaire and Epistemological Circles were used as a research device, a methodology inspired by the Freirean Culture Circles. In addition to a research methodology, The Epistemological Circles proved to be a formative experience conducive to the promotion of dialogues that fostered reflective teacher criticism and the re-dimensioning of practices. 17 educators who work in Early Childhood Education, in rural public schools in the municipality of Feira de Santana and 12 children aged between 3 and 5 years, who study in an exclusive Early Childhood Education school in the countryside, were participants in the research. The analysis of the information collected was carried out from the analytical categories articulated between the research objectives and the dialogues with the educators, using the contributions of participatory research and content analysis. The results of the research pointed to the urgency of continuing education of educators of Early Childhood Education in the Countryside who consider their training interests, among them a greater deepening of the conceptions of child and childhood, infantile sexuality, study of the bases of Child Education and Education in the Countryside. The educators also highlighted the importance of listening to children as the main way to focus on the life of the community, allowing them to know the reality of peasant childhoods, experiences, needs and interests, making it possible to know and understand them in order to better plan the pedagogical work. Thus, we conclude that the study points to the emergence of a teacher training in the specificity of early childhood education in the countryside. The survey of the educators' training interests and listening to the children was configured as a founding way for the materialization and strengthening of early childhood education in the countryside, expanding the understanding of the relevance around the continuing education of educators, when discussing about the necessary knowledge to a teaching performance in a perspective of transforming praxis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectReflexões dialógicaspt_BR
dc.subjectRede pública municipalpt_BR
dc.subjectFeira de Santana (BA)pt_BR
dc.titleFormação continuada de educadores da educação infantil do campo: reflexões dialógicas com docentes na rede pública municipal de Feira de Santanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEm reconhecimento ao papel fundamental que o educador do campo ocupa para a formação das crianças camponesas de 0 a 5 anos, esta pesquisa apresenta um estudo sobre as perspectivas específicas de formação continuada de educadores e educadoras que atuam na Educação Infantil em escolas do campo no município de Feira de Santana/BA. O estudo teve como objetivo identificar e analisar saberes de docentes da Educação Infantil do Campo na rede pública municipal de Feira de Santana, dialogando sobre perspectivas para a formação continuada de educadores nas especificidades da Educação Infantil do Campo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa participante. Como dispositivo de pesquisa foram utilizados questionário e Círculos Epistemológicos, metodologia de pesquisa inspirada nos Círculos de Cultura freireanos. Os Círculos Epistemológicos revelaram-se, para além de uma metodologia de pesquisa, como uma experiência formativa propícia à promoção de diálogos fomentadores da crítica reflexiva docente e redimensionamento de práticas. Participaram da pesquisa 17 educadoras que atuam na Educação Infantil, em escolas do campo da rede pública do município de Feira de Santana e 12 crianças com idades entre 3 e 5 anos, que estudam em uma escola exclusiva de Educação Infantil do Campo. A análise das informações coletadas foi realizada a partir das categorias analíticas articuladas entre os objetivos da pesquisa e os diálogos com as educadoras, utilizando os aportes da pesquisa participante e da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram para a urgência de formação continuada de educadores da Educação Infantil do Campo que considerem seus interesses formativos, estando entre eles um maior aprofundamento das concepções de criança e infância, sexualidade infantil, estudo das bases da Educação Infantil e Educação do Campo. As educadoras evidenciaram, ainda, a importância da escuta às crianças como via principal para debruçar-se sobre a vida da comunidade, permitindo-lhe conhecer a realidade das infâncias camponesas, vivências, necessidades e interesses, possibilitando conhecê-las e compreendê-las para melhor planejar o trabalho pedagógico. Concluímos, assim, que o estudo aponta para a emergência de uma formação docente na especificidade da Educação Infantil do Campo. O levantamento dos interesses formativos das educadoras e escuta das crianças configurou-se como um caminho fundante para a materialização e fortalecimento da Educação Infantil do Campo, ampliando a compreensão da relevância em torno da formação continuada dos educadores, ao se discutir acerca dos saberes necessários a uma atuação docente numa perspectiva da práxis transformadora.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Borghi, Idalina Souza Mascarenhas-
dc.contributor.referee1Souza, Leila Damiana Almeida dos Santos-
dc.contributor.referee2Uzêda, Leomárcia Caffé Oliveira-
dc.contributor.referee3Hage, Salomão Antônio Mufarrej-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enChild educationpt_BR
dc.subject.enContinuing educationpt_BR
dc.subject.enDialogic reflectionspt_BR
dc.subject.enMunicipal public networkpt_BR
dc.subject.enFeira de Santana (BA)pt_BR
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