Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3458
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A Didática na prática educativa de jovens, adultos e idosos no Colégio Julival Rebouças: descortinando práticas e interfaces entre o saber e o fazer
metadata.dc.creator: Melo, Gabriela da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Edmila Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Référence bibliographique: MELO, Gabriela da Silva. A Didática na prática educativa de jovens, adultos e idosos no Colégio Julival Rebouças: descortinando práticas e interfaces entre o saber e o fazer, Amargosa-BA. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico, intitulado “A Didática na Prática Educativa de Jovens, Adultos e Idosos no Colégio Julival Rebouças: Descortinando Práticas e Interfaces entre o Saber e o Fazer”, tem como objetivo geral compreender como ocorre a didática dos professores nas salas de aulas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no município de Mutuípe. Para tanto, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: conhecer as práticas desenvolvidas pelos docentes no contexto pesquisado; investigar como ocorrem os processos educativos, a partir das percepções do professor e dos discentes; entender as concepções que norteiam a Didática do docente e compreender os desafios das práticas educativas da EJAI no contexto do ensino remoto emergencial. Deste modo, esta monografia é de caráter qualitativo, tendo utilizado a pesquisa de campo e como coletas de dados o uso de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada com professores e estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, que frequentam o Colégio Dr. Julival Rebouças, na cidade de Mutuípe-BA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se como aporte teórico autores como: Haddad e Di Pierro (2000), pela ampla contribuição sobre o processo de escolarização da EJAI; Libâneo (2002-2013), pela discussão sobre as ações didático-pedagógicas; Freire (2000- 2013) por toda a contribuição para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, dentre outros autores que trouxeram grande relevância para esta pesquisa. Os dados possibilitaram uma melhor reflexão sobre as práticas didáticas desenvolvidas pelos professores da EJAI, pois foi possível identificar que estão revestidas de técnicas, métodos e conteúdo de ensino que alcançam os estudantes, contribuindo para a qualificação do seu processo formativo. Neste sentido, o trabalho docente realizado no Colégio Dr. Julival Rebouças é de grande relevância, por atender as expectativas e interesses dos educandos, além de possibilitar o protagonismo destes no processo pedagógico.
Mots-clés: Didática
Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Práticas docentes
Educação de adultos
Práticas de ensino
Educação - Finalidades e objetivos
Professores - Formação
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2-oct-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-09T19:32:30Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3458
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Didatica_Pratica_Educativa_TCC_2022.pdf846,15 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.