Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3458
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A Didática na prática educativa de jovens, adultos e idosos no Colégio Julival Rebouças: descortinando práticas e interfaces entre o saber e o fazer |
metadata.dc.creator: | Melo, Gabriela da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Edmila Silva de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
Référence bibliographique: | MELO, Gabriela da Silva. A Didática na prática educativa de jovens, adultos e idosos no Colégio Julival Rebouças: descortinando práticas e interfaces entre o saber e o fazer, Amargosa-BA. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho monográfico, intitulado “A Didática na Prática Educativa de Jovens, Adultos e Idosos no Colégio Julival Rebouças: Descortinando Práticas e Interfaces entre o Saber e o Fazer”, tem como objetivo geral compreender como ocorre a didática dos professores nas salas de aulas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no município de Mutuípe. Para tanto, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: conhecer as práticas desenvolvidas pelos docentes no contexto pesquisado; investigar como ocorrem os processos educativos, a partir das percepções do professor e dos discentes; entender as concepções que norteiam a Didática do docente e compreender os desafios das práticas educativas da EJAI no contexto do ensino remoto emergencial. Deste modo, esta monografia é de caráter qualitativo, tendo utilizado a pesquisa de campo e como coletas de dados o uso de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada com professores e estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, que frequentam o Colégio Dr. Julival Rebouças, na cidade de Mutuípe-BA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se como aporte teórico autores como: Haddad e Di Pierro (2000), pela ampla contribuição sobre o processo de escolarização da EJAI; Libâneo (2002-2013), pela discussão sobre as ações didático-pedagógicas; Freire (2000- 2013) por toda a contribuição para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, dentre outros autores que trouxeram grande relevância para esta pesquisa. Os dados possibilitaram uma melhor reflexão sobre as práticas didáticas desenvolvidas pelos professores da EJAI, pois foi possível identificar que estão revestidas de técnicas, métodos e conteúdo de ensino que alcançam os estudantes, contribuindo para a qualificação do seu processo formativo. Neste sentido, o trabalho docente realizado no Colégio Dr. Julival Rebouças é de grande relevância, por atender as expectativas e interesses dos educandos, além de possibilitar o protagonismo destes no processo pedagógico. |
Mots-clés: | Didática Educação de Jovens, Adultos e Idosos Práticas docentes Educação de adultos Práticas de ensino Educação - Finalidades e objetivos Professores - Formação |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 2-oct-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-09T19:32:30Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3458 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Didatica_Pratica_Educativa_TCC_2022.pdf | 846,15 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.