Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3450
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Atuação do coordenador pedagógico nos anos finais do ensino fundamental da escola do campo no povoado de Jenipapo, município de Ubaíra-Bahia
metadata.dc.creator: Santos, Maria Luiza Damasceno
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Djeisson Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Andréia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Référence bibliographique: SANTOS, Maria Luiza Damasceno. Atuação do coordenador pedagógico nos anos finais do ensino fundamental da escola do campo no povoado de Jenipapo, município de Ubaíra-Bahia, Amargosa-BA. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico tem como objetivo investigar a atuação do coordenador pedagógico nos anos finais do ensino fundamental de uma escola do campo no povoado de Jenipapo, no município de Ubaíra-Bahia. A finalidade é compreender como ocorre esse processo e identificar as dificuldades enfrentadas pelo coordenador pedagógico ao tentar desempenhar sua função, a partir dos autores Pimenta (1998), Libâneo (2002), Placco (1994), Falcão Filho (1994) e Venancio (2022). É utilizado como produção de dados, o questionário aberto com a participação de 7 colaboradores, 5 professores, 1 diretor e 1 coordenador(a) pedagógico que se mostra desafiadora na condução dos anos finais do ensino fundamental, principalmente em escolas públicas. Além disso, o coordenador pedagógico deve estar preparado para lidar com as questões que surgem durante o exercício de sua função, pois estabelece uma relação direta com a comunidade e o corpo escolar. É necessário um processo de adaptação para lidar com professores de diferentes formações e posicionamentos, muitas vezes acomodados em sua zona de conforto e acostumados a realizar seus planos de aula de acordo com suas preferências, exercendo assim sua autonomia.
Mots-clés: Coordenação pedagógica
Escola do campo
Atuação do coordenador
Professores - Formação
Résumé: This monographic work aims to investigate the role of the educational coordinator in the final years of elementary education in a rural school in the village of Jenipapo, in the municipality of Ubaíra, Bahia. The purpose is to understand how this process occurs and identify the difficulties faced by the educational coordinator in trying to perform their role, drawing on the works of authors such as Pimenta (1998), Libâneo (2002), Placco (1994), Falcão Filho (1994), and Venancio (2022). The data are collected through an open questionnaire with the participation of 8 contributors, including 5 teachers, 1 principal, and 1 educational coordinator, who faces challenges in managing the final years of elementary education, particularly in public schools. Additionally, the educational coordinator must be prepared to handle issues that arise in the course of their duties, as it involves a direct relationship with the community and the school staff. An adaptation process is necessary to deal with teachers of different backgrounds and positions, often entrenched in their comfort zones and accustomed to conducting their lesson plans according to their preferences, thus exercising their autonomy.
metadata.dc.subject.en: Educational coordination
Rural school
Coordinator's role
Teachers - Training
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 26-oct-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-09T12:58:24Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3450
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Atuacao_Coordenador_Pedagogico_TCC_2023.pdf484,8 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.