Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Luiza Damasceno-
dc.date.accessioned2024-09-09T12:58:24Z-
dc.date.available2024-09-09T12:58:24Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Luiza Damasceno. Atuação do coordenador pedagógico nos anos finais do ensino fundamental da escola do campo no povoado de Jenipapo, município de Ubaíra-Bahia, Amargosa-BA. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3450-
dc.description.abstractThis monographic work aims to investigate the role of the educational coordinator in the final years of elementary education in a rural school in the village of Jenipapo, in the municipality of Ubaíra, Bahia. The purpose is to understand how this process occurs and identify the difficulties faced by the educational coordinator in trying to perform their role, drawing on the works of authors such as Pimenta (1998), Libâneo (2002), Placco (1994), Falcão Filho (1994), and Venancio (2022). The data are collected through an open questionnaire with the participation of 8 contributors, including 5 teachers, 1 principal, and 1 educational coordinator, who faces challenges in managing the final years of elementary education, particularly in public schools. Additionally, the educational coordinator must be prepared to handle issues that arise in the course of their duties, as it involves a direct relationship with the community and the school staff. An adaptation process is necessary to deal with teachers of different backgrounds and positions, often entrenched in their comfort zones and accustomed to conducting their lesson plans according to their preferences, thus exercising their autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectAtuação do coordenadorpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleAtuação do coordenador pedagógico nos anos finais do ensino fundamental da escola do campo no povoado de Jenipapo, município de Ubaíra-Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como objetivo investigar a atuação do coordenador pedagógico nos anos finais do ensino fundamental de uma escola do campo no povoado de Jenipapo, no município de Ubaíra-Bahia. A finalidade é compreender como ocorre esse processo e identificar as dificuldades enfrentadas pelo coordenador pedagógico ao tentar desempenhar sua função, a partir dos autores Pimenta (1998), Libâneo (2002), Placco (1994), Falcão Filho (1994) e Venancio (2022). É utilizado como produção de dados, o questionário aberto com a participação de 7 colaboradores, 5 professores, 1 diretor e 1 coordenador(a) pedagógico que se mostra desafiadora na condução dos anos finais do ensino fundamental, principalmente em escolas públicas. Além disso, o coordenador pedagógico deve estar preparado para lidar com as questões que surgem durante o exercício de sua função, pois estabelece uma relação direta com a comunidade e o corpo escolar. É necessário um processo de adaptação para lidar com professores de diferentes formações e posicionamentos, muitas vezes acomodados em sua zona de conforto e acostumados a realizar seus planos de aula de acordo com suas preferências, exercendo assim sua autonomia.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Djeisson Silva-
dc.contributor.referee1Santos, Andréia Barbosa dos-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enEducational coordinationpt_BR
dc.subject.enRural schoolpt_BR
dc.subject.enCoordinator's rolept_BR
dc.subject.enTeachers - Trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atuacao_Coordenador_Pedagogico_TCC_2023.pdf484,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.