Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3448
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Práticas pedagógicas em classes multisseriadas: construindo possibilidades |
metadata.dc.creator: | Santos, Daniela de Jesus |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Moura, Terciana Vidal |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Fernando Henrique Tisque dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
Référence bibliographique: | SANTOS, Daniela de Jesus. Práticas pedagógicas em classes multisseriadas: construindo possibilidades, Amargosa-BA. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho propõe-se a analisar as práticas pedagógicas utilizadas em uma Classe Multisseriada visando superar os desafios postos a essa modalidade de ensino, buscando compreender quais são as possibilidades pedagógicas construídas nesse contexto, tendo como lócus de pesquisa uma escola situada na zona rural do Município de Amargosa Bahia. A problemática que move esta pesquisa está pautada na seguinte questão: Que práticas pedagógicas os professores que atuam em classes Multisseridas constroem para superar os desafios da docência nesse contexto? Para tanto, está ancorado em teóricos como Santos e Moura (2010, 2012), Hage (2004, 2005, 2010, 2011), Santos (2014), Arroyo (2010), Rodrigues (2007), Veiga (1995), dentre outros pesquisadores que se dedicam a compreender sobre a temática. A presente pesquisa se fez na abordagem qualitativa, sendo usada para o desenvolvimento deste trabalho a pesquisa de campo. Para ampliação deste trabalho e para a coleta de dados, usou-se como ferramentas a entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Em busca de compreender acerca da temática, a entrevista foi direcionada a um professor atuante nesta modalidade de ensino. A partir das análises de dados notou-se que mesmo diante dos desafios e dificuldades vem sendo construídas práticas exitosas dentro desse contexto. Deste modo observou-se que o docente tem se atentado para um planejamento diferenciado, buscando realizar o trabalho pedagógico levando em conta as especificidades dos educandos, trabalhando de forma contextualizada, buscando romper com o paradigma seriado. Diante disso notou-se que os agrupamentos, bem como o uso das sequências didáticas têm facilitado à prática docente em sala de aula possibilitando a otimização do tempo em sala, sendo um dos desafios abordados pelo docente. |
Mots-clés: | Educação do campo Classes multisseriadas Práticas pedagógicas |
Résumé: | The present work proposes to analyze the pedagogical practices used in a Multisserial Class in order to overcome the challenges posed to this modality of education, seeking to understand what are the pedagogical possibilities built in this context, having as a research locus a school located in the Rural Area of the Municipality of Amargosa-Bahia. The problem that moves this research is based on the following question: What pedagogical practices do the teachers who work in Multisserida classes build to overcome the challenges of teaching in this context? To do so, it is anchored in theorists such as Santos and Moura (2010, 2012), Hage (2004, 2005, 2010, 2011), Santos (2014), Arroyo (2010), Rodrigues (2007), Veiga researchers who are dedicated to understanding the subject. The present research was done in the qualitative approach, being used for the development of this work field research. In order to expand this work and to collect data, the semi-structured interview, observation and documentary analysis were used as tools. In order to understand the subject, the interview was directed to a teacher who is active in this teaching modality. From the analysis of data it was noticed that even in the face of challenges and difficulties, successful practices have been built within this context. In this way it was observed that the teacher has been attacked for a different planning, seeking to carry out the pedagogical work taking into account the specificities of the students, working in a contextualized way, seeking to break with the serial paradigm. It was observed that the clusters as well as the use of the teaching sequences have facilitated the teaching practice in the classroom allowing the optimization of the time in the classroom, being one of the challenges addressed by the teacher. |
metadata.dc.subject.en: | Rural education Multiserial classes Pedagogical practices |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-06T19:54:07Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3448 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Praticas_Pedagogicas_Classes_TCC_2019.pdf | 954,7 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.