Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Daniela de Jesus-
dc.date.accessioned2024-09-06T19:54:07Z-
dc.date.available2024-09-06T19:54:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniela de Jesus. Práticas pedagógicas em classes multisseriadas: construindo possibilidades, Amargosa-BA. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3448-
dc.description.abstractThe present work proposes to analyze the pedagogical practices used in a Multisserial Class in order to overcome the challenges posed to this modality of education, seeking to understand what are the pedagogical possibilities built in this context, having as a research locus a school located in the Rural Area of the Municipality of Amargosa-Bahia. The problem that moves this research is based on the following question: What pedagogical practices do the teachers who work in Multisserida classes build to overcome the challenges of teaching in this context? To do so, it is anchored in theorists such as Santos and Moura (2010, 2012), Hage (2004, 2005, 2010, 2011), Santos (2014), Arroyo (2010), Rodrigues (2007), Veiga researchers who are dedicated to understanding the subject. The present research was done in the qualitative approach, being used for the development of this work field research. In order to expand this work and to collect data, the semi-structured interview, observation and documentary analysis were used as tools. In order to understand the subject, the interview was directed to a teacher who is active in this teaching modality. From the analysis of data it was noticed that even in the face of challenges and difficulties, successful practices have been built within this context. In this way it was observed that the teacher has been attacked for a different planning, seeking to carry out the pedagogical work taking into account the specificities of the students, working in a contextualized way, seeking to break with the serial paradigm. It was observed that the clusters as well as the use of the teaching sequences have facilitated the teaching practice in the classroom allowing the optimization of the time in the classroom, being one of the challenges addressed by the teacher.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas em classes multisseriadas: construindo possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe-se a analisar as práticas pedagógicas utilizadas em uma Classe Multisseriada visando superar os desafios postos a essa modalidade de ensino, buscando compreender quais são as possibilidades pedagógicas construídas nesse contexto, tendo como lócus de pesquisa uma escola situada na zona rural do Município de Amargosa Bahia. A problemática que move esta pesquisa está pautada na seguinte questão: Que práticas pedagógicas os professores que atuam em classes Multisseridas constroem para superar os desafios da docência nesse contexto? Para tanto, está ancorado em teóricos como Santos e Moura (2010, 2012), Hage (2004, 2005, 2010, 2011), Santos (2014), Arroyo (2010), Rodrigues (2007), Veiga (1995), dentre outros pesquisadores que se dedicam a compreender sobre a temática. A presente pesquisa se fez na abordagem qualitativa, sendo usada para o desenvolvimento deste trabalho a pesquisa de campo. Para ampliação deste trabalho e para a coleta de dados, usou-se como ferramentas a entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Em busca de compreender acerca da temática, a entrevista foi direcionada a um professor atuante nesta modalidade de ensino. A partir das análises de dados notou-se que mesmo diante dos desafios e dificuldades vem sendo construídas práticas exitosas dentro desse contexto. Deste modo observou-se que o docente tem se atentado para um planejamento diferenciado, buscando realizar o trabalho pedagógico levando em conta as especificidades dos educandos, trabalhando de forma contextualizada, buscando romper com o paradigma seriado. Diante disso notou-se que os agrupamentos, bem como o uso das sequências didáticas têm facilitado à prática docente em sala de aula possibilitando a otimização do tempo em sala, sendo um dos desafios abordados pelo docente.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Terciana Vidal-
dc.contributor.referee1Santos, Fernando Henrique Tisque dos-
dc.contributor.referee2Freitas, Gisélia Macedo Cardoso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.enRural educationpt_BR
dc.subject.enMultiserial classespt_BR
dc.subject.enPedagogical practicespt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Praticas_Pedagogicas_Classes_TCC_2019.pdf954,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.