Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3447
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Professores (as) de classes multisseriadas do município de Ubaíra-BA: desafios e possibilidades da prática pedagógica
metadata.dc.creator: Santos, Marineide José dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Terciana Vidal
metadata.dc.contributor.referee1: Meireles, Mariana Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
Citation: SANTOS, Marineide José dos. Professores (as) de classes multisseriadas do município de Ubaíra-BA: desafios e possibilidades da prática pedagógica, Amargosa-BA. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Compreendendo a importância das classes multisseriadas para a população rural, em que situam atividades pedagógicas desenvolvidas por professores, a presente pesquisa tem como objetivo principal compreender os principais desafios e as possibilidades no processo de desenvolvimento das práticas pedagógicas apontados pelos professores (as) que atuam em classes multisseriadas no município de UbaíraBa. A pesquisa se ancora na abordagem qualitativa e se configura como exploratóriadescritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturada com três professores de classes multisseriadas e da análise documental sobre algumas informações do senso escolar do município. Como referencial teórico, apoia-se nas ideias de autores como Hage (2010, 2015), Moura (2014, 2015), Santos (2015) Parente (2014), Santos & Moura (2015), Souza & Sousa (2015), Verdun (2013), entre outros, para abordar os elementos que têm configurado o contexto multissérie, apresentar unidades conceituais de prática pedagógica, destacar as principais características da atividade pedagógica de professores que atuam em classes multisseriadas e as condições do trabalho a que são submetidos e discorrer sobre as alternativas pedagógica adotadas pelos professores no processo educativo. Os resultados obtidos revelam que os professores de classes multisseriadas do município de Ubaíra-Ba vivenciam em suas experiências práticas situações adversas que influenciam a atividade docente das quais se tornam referência para a construção de meios que consideram mais eficazes para o processo ensino/aprendizagem. O modo como organizam suas práticas, percebem a multisseriação, estabelecem relação com seus alunos e elaboram alternativas para auxiliar este processo, mostra os fatores que condicionam a ação educativa. A pesquisa mostrou que em meio a tantos fatores que interferem a atividade pedagógica no contexto multisseriado, os professores constroem estratégias didáticas que garantem a efetivação do processo ensino/aprendizagem, numa dinâmica de enfretamento e superação dos entraves encontrados nesse universo.
Keywords: Educação do campo
Classes multisseriadas
Prática pedagógica
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-06T19:27:47Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3447
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Professores_Classes_Multisseriadas_TCC_2019.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.