Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Marineide José dos-
dc.date.accessioned2024-09-06T19:27:47Z-
dc.date.available2024-09-06T19:27:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Marineide José dos. Professores (as) de classes multisseriadas do município de Ubaíra-BA: desafios e possibilidades da prática pedagógica, Amargosa-BA. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3447-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleProfessores (as) de classes multisseriadas do município de Ubaíra-BA: desafios e possibilidades da prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCompreendendo a importância das classes multisseriadas para a população rural, em que situam atividades pedagógicas desenvolvidas por professores, a presente pesquisa tem como objetivo principal compreender os principais desafios e as possibilidades no processo de desenvolvimento das práticas pedagógicas apontados pelos professores (as) que atuam em classes multisseriadas no município de UbaíraBa. A pesquisa se ancora na abordagem qualitativa e se configura como exploratóriadescritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturada com três professores de classes multisseriadas e da análise documental sobre algumas informações do senso escolar do município. Como referencial teórico, apoia-se nas ideias de autores como Hage (2010, 2015), Moura (2014, 2015), Santos (2015) Parente (2014), Santos & Moura (2015), Souza & Sousa (2015), Verdun (2013), entre outros, para abordar os elementos que têm configurado o contexto multissérie, apresentar unidades conceituais de prática pedagógica, destacar as principais características da atividade pedagógica de professores que atuam em classes multisseriadas e as condições do trabalho a que são submetidos e discorrer sobre as alternativas pedagógica adotadas pelos professores no processo educativo. Os resultados obtidos revelam que os professores de classes multisseriadas do município de Ubaíra-Ba vivenciam em suas experiências práticas situações adversas que influenciam a atividade docente das quais se tornam referência para a construção de meios que consideram mais eficazes para o processo ensino/aprendizagem. O modo como organizam suas práticas, percebem a multisseriação, estabelecem relação com seus alunos e elaboram alternativas para auxiliar este processo, mostra os fatores que condicionam a ação educativa. A pesquisa mostrou que em meio a tantos fatores que interferem a atividade pedagógica no contexto multisseriado, os professores constroem estratégias didáticas que garantem a efetivação do processo ensino/aprendizagem, numa dinâmica de enfretamento e superação dos entraves encontrados nesse universo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Terciana Vidal-
dc.contributor.referee1Meireles, Mariana Martins-
dc.contributor.referee2Freitas, Gisélia Macedo Cardoso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Professores_Classes_Multisseriadas_TCC_2019.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.