Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3447
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Professores (as) de classes multisseriadas do município de Ubaíra-BA: desafios e possibilidades da prática pedagógica
Autor(es): Santos, Marineide José dos
Orientador(a): Moura, Terciana Vidal
Membro(a) da banca: Meireles, Mariana Martins
Membro(a) da banca: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
Referência: SANTOS, Marineide José dos. Professores (as) de classes multisseriadas do município de Ubaíra-BA: desafios e possibilidades da prática pedagógica, Amargosa-BA. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Compreendendo a importância das classes multisseriadas para a população rural, em que situam atividades pedagógicas desenvolvidas por professores, a presente pesquisa tem como objetivo principal compreender os principais desafios e as possibilidades no processo de desenvolvimento das práticas pedagógicas apontados pelos professores (as) que atuam em classes multisseriadas no município de UbaíraBa. A pesquisa se ancora na abordagem qualitativa e se configura como exploratóriadescritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturada com três professores de classes multisseriadas e da análise documental sobre algumas informações do senso escolar do município. Como referencial teórico, apoia-se nas ideias de autores como Hage (2010, 2015), Moura (2014, 2015), Santos (2015) Parente (2014), Santos & Moura (2015), Souza & Sousa (2015), Verdun (2013), entre outros, para abordar os elementos que têm configurado o contexto multissérie, apresentar unidades conceituais de prática pedagógica, destacar as principais características da atividade pedagógica de professores que atuam em classes multisseriadas e as condições do trabalho a que são submetidos e discorrer sobre as alternativas pedagógica adotadas pelos professores no processo educativo. Os resultados obtidos revelam que os professores de classes multisseriadas do município de Ubaíra-Ba vivenciam em suas experiências práticas situações adversas que influenciam a atividade docente das quais se tornam referência para a construção de meios que consideram mais eficazes para o processo ensino/aprendizagem. O modo como organizam suas práticas, percebem a multisseriação, estabelecem relação com seus alunos e elaboram alternativas para auxiliar este processo, mostra os fatores que condicionam a ação educativa. A pesquisa mostrou que em meio a tantos fatores que interferem a atividade pedagógica no contexto multisseriado, os professores constroem estratégias didáticas que garantem a efetivação do processo ensino/aprendizagem, numa dinâmica de enfretamento e superação dos entraves encontrados nesse universo.
Palavras-chave: Educação do campo
Classes multisseriadas
Prática pedagógica
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-06T19:27:47Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3447
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Professores_Classes_Multisseriadas_TCC_2019.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.