Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3447
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Professores (as) de classes multisseriadas do município de Ubaíra-BA: desafios e possibilidades da prática pedagógica |
Autor(es): | Santos, Marineide José dos |
Orientador(a): | Moura, Terciana Vidal |
Membro(a) da banca: | Meireles, Mariana Martins |
Membro(a) da banca: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
Referência: | SANTOS, Marineide José dos. Professores (as) de classes multisseriadas do município de Ubaíra-BA: desafios e possibilidades da prática pedagógica, Amargosa-BA. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | Compreendendo a importância das classes multisseriadas para a população rural, em que situam atividades pedagógicas desenvolvidas por professores, a presente pesquisa tem como objetivo principal compreender os principais desafios e as possibilidades no processo de desenvolvimento das práticas pedagógicas apontados pelos professores (as) que atuam em classes multisseriadas no município de UbaíraBa. A pesquisa se ancora na abordagem qualitativa e se configura como exploratóriadescritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturada com três professores de classes multisseriadas e da análise documental sobre algumas informações do senso escolar do município. Como referencial teórico, apoia-se nas ideias de autores como Hage (2010, 2015), Moura (2014, 2015), Santos (2015) Parente (2014), Santos & Moura (2015), Souza & Sousa (2015), Verdun (2013), entre outros, para abordar os elementos que têm configurado o contexto multissérie, apresentar unidades conceituais de prática pedagógica, destacar as principais características da atividade pedagógica de professores que atuam em classes multisseriadas e as condições do trabalho a que são submetidos e discorrer sobre as alternativas pedagógica adotadas pelos professores no processo educativo. Os resultados obtidos revelam que os professores de classes multisseriadas do município de Ubaíra-Ba vivenciam em suas experiências práticas situações adversas que influenciam a atividade docente das quais se tornam referência para a construção de meios que consideram mais eficazes para o processo ensino/aprendizagem. O modo como organizam suas práticas, percebem a multisseriação, estabelecem relação com seus alunos e elaboram alternativas para auxiliar este processo, mostra os fatores que condicionam a ação educativa. A pesquisa mostrou que em meio a tantos fatores que interferem a atividade pedagógica no contexto multisseriado, os professores constroem estratégias didáticas que garantem a efetivação do processo ensino/aprendizagem, numa dinâmica de enfretamento e superação dos entraves encontrados nesse universo. |
Palavras-chave: | Educação do campo Classes multisseriadas Prática pedagógica |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-06T19:27:47Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3447 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Professores_Classes_Multisseriadas_TCC_2019.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.