Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3445
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: EJA no CAPS de Amargosa: análise das práticas educativas
metadata.dc.creator: Campos, Moema Silva de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Clark, Geórgia Nelly
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Irandi Souza da
Référence bibliographique: CAMPOS, Moema Silva de Souza. EJA no CAPS de Amargosa: análise das práticas educativas, Amargosa-BA. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a Educação de Jovens e Adultos-EJA, no CAPS da cidade de Amargosa-Bahia. O objetivo geral foi discutir as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos no CAPS I de Amargosa, buscando compreender suas especificidades. Na busca por alcançar esse objetivo, foram pensados os seguintes objetivos: a) compreender a história da educação de jovens e adultos no Brasil, e seus desafios na atualidade; b) discutir o conceito de prática pedagógica no contexto da EJA; c) conhecer o contexto histórico e social do CAPS, sua gênese e caracterização. Para chegar ao objetivo da pesquisa, o processo metodológico utilizado foi a realização de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a observação e análise documental. Constatou-se, então, na análise de dados que, embora a EJA no CAPS possua diversos entraves, recursos limitados e turmas com transtornos diferentes e desníveis de cognição, o educador consegue aplicar suas práticas pedagógicas de forma efetiva, levando em consideração a realidade de seus alunos, adaptando atividades, de acordo com o contexto de cada um.
Mots-clés: Educação de jovens e adultos
Centros de atenção psicossocial
Práticas pedagógicas
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 28-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-05T19:33:40Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3445
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Eja_Caps_Amargosa_TCC_2019.pdf1,27 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.