Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Campos, Moema Silva de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T19:33:40Z | - |
dc.date.available | 2024-09-05T19:33:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Moema Silva de Souza. EJA no CAPS de Amargosa: análise das práticas educativas, Amargosa-BA. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3445 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Centros de atenção psicossocial | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | EJA no CAPS de Amargosa: análise das práticas educativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objeto de estudo a Educação de Jovens e Adultos-EJA, no CAPS da cidade de Amargosa-Bahia. O objetivo geral foi discutir as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos no CAPS I de Amargosa, buscando compreender suas especificidades. Na busca por alcançar esse objetivo, foram pensados os seguintes objetivos: a) compreender a história da educação de jovens e adultos no Brasil, e seus desafios na atualidade; b) discutir o conceito de prática pedagógica no contexto da EJA; c) conhecer o contexto histórico e social do CAPS, sua gênese e caracterização. Para chegar ao objetivo da pesquisa, o processo metodológico utilizado foi a realização de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a observação e análise documental. Constatou-se, então, na análise de dados que, embora a EJA no CAPS possua diversos entraves, recursos limitados e turmas com transtornos diferentes e desníveis de cognição, o educador consegue aplicar suas práticas pedagógicas de forma efetiva, levando em consideração a realidade de seus alunos, adaptando atividades, de acordo com o contexto de cada um. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Geórgia Nelly | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Irandi Souza da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eja_Caps_Amargosa_TCC_2019.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.