Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Moema Silva de Souza-
dc.date.accessioned2024-09-05T19:33:40Z-
dc.date.available2024-09-05T19:33:40Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationCAMPOS, Moema Silva de Souza. EJA no CAPS de Amargosa: análise das práticas educativas, Amargosa-BA. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3445-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCentros de atenção psicossocialpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleEJA no CAPS de Amargosa: análise das práticas educativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo a Educação de Jovens e Adultos-EJA, no CAPS da cidade de Amargosa-Bahia. O objetivo geral foi discutir as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos no CAPS I de Amargosa, buscando compreender suas especificidades. Na busca por alcançar esse objetivo, foram pensados os seguintes objetivos: a) compreender a história da educação de jovens e adultos no Brasil, e seus desafios na atualidade; b) discutir o conceito de prática pedagógica no contexto da EJA; c) conhecer o contexto histórico e social do CAPS, sua gênese e caracterização. Para chegar ao objetivo da pesquisa, o processo metodológico utilizado foi a realização de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a observação e análise documental. Constatou-se, então, na análise de dados que, embora a EJA no CAPS possua diversos entraves, recursos limitados e turmas com transtornos diferentes e desníveis de cognição, o educador consegue aplicar suas práticas pedagógicas de forma efetiva, levando em consideração a realidade de seus alunos, adaptando atividades, de acordo com o contexto de cada um.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Clark, Geórgia Nelly-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Silva, Irandi Souza da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eja_Caps_Amargosa_TCC_2019.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.