Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3441
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Discussões sobre operações básicas da matemática a partir do jogo das operações
metadata.dc.creator: França, Eliane Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Meline Nery Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Jamerson dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Cordeiro, Karine de Oliveira Santos
Référence bibliographique: FRANÇA, Eliane Santos. Discussões sobre operações básicas da matemática a partir do jogo das operações, Amargosa-BA. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa intitulada: “Discussões sobre operações básicas da Matemática a partir do Jogo das operações”, tem como objetivo compreender as discussões que o jogo das operações proporciona na aprendizagem das operações matemática. Para tanto, será apresentado o jogo como instrumento pedagógico facilitador nesse processo de aprendizagem. Assim, serão elencadas a importância de se promover uma educação emancipatória, abordando como deve acontecer o ensino da matemática e das operações básicas, perpassando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Também, serão apresentadas as contribuições do jogo nesse processo educacional e sua definição. Além de mostrar a importância do professor para aplicação do mesmo, bem como os tipos de jogos e as desvantagens e vantagens que ele pode proporcionar. No decorrer da pesquisa, também será apresentada a metodologia adotada para o desenvolvimento da mesma e os resultados obtidos. Como referenciais teóricos foram utilizados: Capucho (2014), Gil (2009), Grando (2000), Huizinga (2017), Kishimoto (2011), Loureiro (2004), Mattos (2009), Padrão (2008), dentre outros, os quais contribuíram para o desenvolvimento desta pesquisa. Com abordagem qualitativa, utilizou-se da observação participante para a coleta de dados, com a aplicação do jogo das operações no Ponto de Leitura da Urbis II. Por meio da análise dos dados, foram destacados três aspectos discursivos, denominados: Multiplicação: estratégia de resolução; Divisão: dificuldades de resolução; Zero como possibilidade. Através dos resultados, notou-se que o jogo das operações proporcionou aos participantes buscar várias estratégias, visando vencer a partida, trabalhar vários aspectos multiplicativos, reconhecer as dificuldades que eles apresentam, bem como, analisá-las e saná-las. Por meio desta pesquisa monográfica, percebeu-se que o jogo é uma ótima alternativa no processo de ensino e aprendizagem da matemática.
Mots-clés: Educação - Ensino fundamental
Matemática - Ensino aprendizagem
Prática pedagógica - Jogo
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 28-aoû-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T21:32:39Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3441
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Discussoes_Sobre_Operacoes_TCC_2018.pdf1,17 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.