Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3435
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | “Mas adivinhe, agora ela tinha se perdido”: geografia nos anos iniciais, literatura e alfabetização geográfica |
metadata.dc.creator: | Brito, Patrícia Carolina Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Meireles, Mariana Martins |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Reis, Maíra Lopes dos |
Référence bibliographique: | BRITO, Patrícia Carolina Santos Brito. “Mas adivinhe, agora ela tinha se perdido”: geografia nos anos iniciais, literatura e alfabetização geográfica, Amargosa-BA. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente monografia tem como objetivo compreender de que maneira a literatura infanto-juvenil pode contribuir para o processo de alfabetização geográfica no ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho girou em torno da seguinte inquietação: de que modo a literatura pode contribuir no processo de alfabetização geográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, a investigação ancorou-se na metodologia qualitativa de pesquisa, utilizando a análise documental, tomando os livros literários como um documento-texto. Desse modo, foram analisados três contos literários a saber: “Gabi, perdi a hora”, “As brincotecas” e “O casamento da princesa”, tais obras integram o Programa Nacional Biblioteca na Escola, o trabalho de escolha se deu de forma minuciosa, tendo como princípio elementos geográficos presente nos enredos literários. Utilizou-se de aportes teóricos os estudos sobre ensino de Geografia nos iniciais e trabalhos que relacionam Geografia e Literatura, a saber: Callai (2004, 2005 e 2010), Straforini (2008), Beraldi (2010), Moraes e Callai (2013), Silva e Barbosa (2014), Ferreira e Castrogiovanni (2015), Lopes (2008), e Mazzoneto e Moreira (2006). Em síntese conclusiva, o estudo revelou contribuições significativas da literatura para o ensino de Geografia nos iniciais, sobretudo, considerando o processo de alfabetização geográfica. |
Mots-clés: | Educação - Ensino fundamental Alfabetização geográfica Literatura infanto-juvenil |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 2-sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T21:00:12Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3435 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Adivinhe_Agora_Ela_TCC_2017.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.