Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Patrícia Carolina Santos-
dc.date.accessioned2024-09-04T21:00:12Z-
dc.date.available2024-09-04T21:00:12Z-
dc.date.issued2017-09-02-
dc.identifier.citationBRITO, Patrícia Carolina Santos Brito. “Mas adivinhe, agora ela tinha se perdido”: geografia nos anos iniciais, literatura e alfabetização geográfica, Amargosa-BA. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3435-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetização geográficapt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.title“Mas adivinhe, agora ela tinha se perdido”: geografia nos anos iniciais, literatura e alfabetização geográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo compreender de que maneira a literatura infanto-juvenil pode contribuir para o processo de alfabetização geográfica no ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho girou em torno da seguinte inquietação: de que modo a literatura pode contribuir no processo de alfabetização geográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, a investigação ancorou-se na metodologia qualitativa de pesquisa, utilizando a análise documental, tomando os livros literários como um documento-texto. Desse modo, foram analisados três contos literários a saber: “Gabi, perdi a hora”, “As brincotecas” e “O casamento da princesa”, tais obras integram o Programa Nacional Biblioteca na Escola, o trabalho de escolha se deu de forma minuciosa, tendo como princípio elementos geográficos presente nos enredos literários. Utilizou-se de aportes teóricos os estudos sobre ensino de Geografia nos iniciais e trabalhos que relacionam Geografia e Literatura, a saber: Callai (2004, 2005 e 2010), Straforini (2008), Beraldi (2010), Moraes e Callai (2013), Silva e Barbosa (2014), Ferreira e Castrogiovanni (2015), Lopes (2008), e Mazzoneto e Moreira (2006). Em síntese conclusiva, o estudo revelou contribuições significativas da literatura para o ensino de Geografia nos iniciais, sobretudo, considerando o processo de alfabetização geográfica.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Meireles, Mariana Martins-
dc.contributor.referee1Silva, Erica Bastos da-
dc.contributor.referee2Reis, Maíra Lopes dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adivinhe_Agora_Ela_TCC_2017.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.