Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3433
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Estudante, trabalhadora, mãe: trajetórias de vida-formação-profissão de mulheres universitárias
metadata.dc.creator: Silva, Ana Claúdia Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Meireles, Mariana Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Référence bibliographique: SILVA, Ana Claúdia Oliveira. Estudante, trabalhadora, mãe: trajetórias de vida-formação-profissão de mulheres universitárias, Amargosa-BA. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade de conhecer a trajetória de mães, mulheres e trabalhadoras no espaço acadêmico, buscando assim, discutir as dificuldades e dilemas encontrados para finalizar o curso universitário. Para isso, tem-se as seguintes questõesproblema: Quais os dilemas encontrados pelas mães, trabalhadoras e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia? De que maneira estas mulheres conseguem conciliar a múltiplas jornadas no período da universidade? Para embasar essas questões utilizamos os seguintes referenciais teóricos e metodológicos: Aragão e Kreutz (2019), Carreira (2001), Catroga (2001), Costa (2001), Meireles (2000), Locks (2016), Josso (2006), Nóvoa (1993), Goldenberg (1997) e Minayo (2001). No âmbito da metodologia, o estudo fundamenta-se trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho (auto)biográfica, tendo como instrumento de recolha de dados memoriais (auto)biográficos de cinco estudantes do curso de Pedagogia. De certo modo, para a construção deste trabalho buscamos compreender e relacionar elementos da vida-profissão das mulheres-narradoras com o processo de formação acadêmica através do dispositivo reflexivo e formativo chamado memorial. Em suma, a pesquisa revelou as trajetórias sinuosas vivenciadas quatro mulheres, com ênfase nos dilemas e dificuldades experienciadas por elas durante o processo de formação universitária. Especificamente por terem que conciliar a múltiplas jornadas de: estudante, trabalhadora e mãe.
Mots-clés: Pedagogia - Estudante
Mulher universitária
Professor - Formação
Résumé: This Course Completion Work (TCC), has objective to reflect about the trajectory of mothers, women and workers in academic space. In this way, to discuss the difficulties and dilemmas encountered to finish the university course. For that, the following questions are problematic: What are the dilemmas encountered by mothers, women and workers at the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-CFP? Are there student stay programs at the University? How can women, mothers and workers manage to reconcile the triple journey during the university period? To base these questions we use the following theoretical references to incorporate the studies: Aragão e Kreutz (2019), Brasil. (2019), Carreira (2001), Catroga (2001), Costa (2001), Meireles (2000), Locks (2016), Josso (2006),Nóvoa (1993), Goldenberg (1997) e Minayo (2001). Thus, the data leveraged in this research was carried out through autobiographical memorials, aiming at qualitative research. For, through the method employed, we will achieve greater contact with the objects of study, thus being able to simultaneously use a historical analysis of the narratives as well as to undertake a sociological reflection on the cases addressed. Concomitant to this, we seek to relate the life-professional of these narrators with the process of academic formation to consider the reflexive-formative devices. Therefore, we use the narratives of this research, allied to the theoretical conceptions that discuss the theme of the research, such as studies about memories and trajectories involved socioeducative stories of lives in formation. In sum, the research clarifies the paths taken by mothers, women, workers who entered at the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-CFP, needing to reconcile the triple journey and still consider the academic pluralities existing in our contemporary society.
metadata.dc.subject.en: Pedagogy - Student
College women
Teacher - Training
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 27-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T20:47:47Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3433
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Estudante_Trabalhadora_Mae_TCC_2019.pdf2,7 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.