Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3430
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Educação para sustentabilidade: um estudo na escola municipal Tancredo Neves – Mutuípe/BA
metadata.dc.creator: Souza, Mirian de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor2: Oliveira, Daniel Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Maíra Lopes dos
Citation: SOUZA, Mirian de Jesus. Educação para sustentabilidade: um estudo na escola municipal Tancredo Neves – Mutuípe/BA, Amargosa-BA. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia apresenta um estudo acerca de práticas educativas sustentáveis na Escola Municipal Tancredo Neves, instituição dos Anos Iniciais do Ensino fundamental, localizada no campo do município de Mutuípe-BA. Desse modo, esta pesquisa norteou-se pelo seguinte problema: Em que medida a educação para sustentabilidade mobiliza a comunidade escolar para o cuidado com o ambiente camponês, sobretudo ao evidenciar práticas educativas sustentáveis no cotidiano escolar? Levando em consideração essa questão, tal estudo objetivou analisar a pertinência da educação sustentável na escola do campo na perspectiva de compreender a construção de uma identidade pautada na mudança de comportamento e de paradigmas na comunidade escolar, para uma convivência de sustentabilidade no espaço em que a comunidade está inserida. Além de observar o ambiente escolar, identificar as práticas sustentáveis realizadas na Escola Municipal Tancredo Neves, também buscou-se conhecer as diferentes compreensões das pessoas envolvidas acerca do tema Sustentabilidade. O percurso metodológico adotado procurou seguir os pressupostos da pesquisa qualitativa, sendo uma pesquisa de campo e tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação no espaço escolar. Instrumentos estes que constituíram-se enquanto auxiliadores na apreensão e análise dos dados referentes a esta investigação. Para embasar teoricamente esta pesquisa, foram utilizados estudos de pesquisadores que tratam do tema em questão, tais como: Loureiro (2012), Gadotti (2001; 2008), Caldart (2010, 2012), entre outros. Tais teóricos contribuíram para a compreensão dos aspectos referentes à sustentabilidade, especialmente às práticas sustentáveis, às concepções e princípios da Educação do Campo, bem como para entender as atribuições da Escola do Campo, dado importante, uma vez que os sujeitos desta pesquisa são camponeses. Os resultados apontam para a construção de mecanismos que potencializem as práticas educativas sustentáveis já existentes no campo empírico estudado, de forma que tanto a comunidade escolar quanto a comunidade em geral possam desenvolver mais ações concernentes a essa temática, seja na formação dos educadores, com minicursos, oficinas etc. ou até mesmo com articulação dos sujeitos envolvidos para atuarem conjuntamente na busca de aprimorar tais práticas.
Keywords: Educação - Ensino fundamental
Educação do campo
Escola do campo
Educação sustentável
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 29-Sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T20:31:32Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3430
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educacao_Sustentabilidade_Estudo_TCC_2017.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.