Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Mirian de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T20:31:32Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T20:31:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mirian de Jesus. Educação para sustentabilidade: um estudo na escola municipal Tancredo Neves – Mutuípe/BA, Amargosa-BA. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3430 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação sustentável | pt_BR |
dc.title | Educação para sustentabilidade: um estudo na escola municipal Tancredo Neves – Mutuípe/BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta um estudo acerca de práticas educativas sustentáveis na Escola Municipal Tancredo Neves, instituição dos Anos Iniciais do Ensino fundamental, localizada no campo do município de Mutuípe-BA. Desse modo, esta pesquisa norteou-se pelo seguinte problema: Em que medida a educação para sustentabilidade mobiliza a comunidade escolar para o cuidado com o ambiente camponês, sobretudo ao evidenciar práticas educativas sustentáveis no cotidiano escolar? Levando em consideração essa questão, tal estudo objetivou analisar a pertinência da educação sustentável na escola do campo na perspectiva de compreender a construção de uma identidade pautada na mudança de comportamento e de paradigmas na comunidade escolar, para uma convivência de sustentabilidade no espaço em que a comunidade está inserida. Além de observar o ambiente escolar, identificar as práticas sustentáveis realizadas na Escola Municipal Tancredo Neves, também buscou-se conhecer as diferentes compreensões das pessoas envolvidas acerca do tema Sustentabilidade. O percurso metodológico adotado procurou seguir os pressupostos da pesquisa qualitativa, sendo uma pesquisa de campo e tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação no espaço escolar. Instrumentos estes que constituíram-se enquanto auxiliadores na apreensão e análise dos dados referentes a esta investigação. Para embasar teoricamente esta pesquisa, foram utilizados estudos de pesquisadores que tratam do tema em questão, tais como: Loureiro (2012), Gadotti (2001; 2008), Caldart (2010, 2012), entre outros. Tais teóricos contribuíram para a compreensão dos aspectos referentes à sustentabilidade, especialmente às práticas sustentáveis, às concepções e princípios da Educação do Campo, bem como para entender as atribuições da Escola do Campo, dado importante, uma vez que os sujeitos desta pesquisa são camponeses. Os resultados apontam para a construção de mecanismos que potencializem as práticas educativas sustentáveis já existentes no campo empírico estudado, de forma que tanto a comunidade escolar quanto a comunidade em geral possam desenvolver mais ações concernentes a essa temática, seja na formação dos educadores, com minicursos, oficinas etc. ou até mesmo com articulação dos sujeitos envolvidos para atuarem conjuntamente na busca de aprimorar tais práticas. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso | - |
dc.contributor.advisor2 | Oliveira, Daniel Santos de | - |
dc.contributor.referee1 | Reis, Maíra Lopes dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Sustentabilidade_Estudo_TCC_2017.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.