Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Mirian de Jesus-
dc.date.accessioned2024-09-04T20:31:32Z-
dc.date.available2024-09-04T20:31:32Z-
dc.date.issued2017-09-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Mirian de Jesus. Educação para sustentabilidade: um estudo na escola municipal Tancredo Neves – Mutuípe/BA, Amargosa-BA. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3430-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEducação sustentávelpt_BR
dc.titleEducação para sustentabilidade: um estudo na escola municipal Tancredo Neves – Mutuípe/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta um estudo acerca de práticas educativas sustentáveis na Escola Municipal Tancredo Neves, instituição dos Anos Iniciais do Ensino fundamental, localizada no campo do município de Mutuípe-BA. Desse modo, esta pesquisa norteou-se pelo seguinte problema: Em que medida a educação para sustentabilidade mobiliza a comunidade escolar para o cuidado com o ambiente camponês, sobretudo ao evidenciar práticas educativas sustentáveis no cotidiano escolar? Levando em consideração essa questão, tal estudo objetivou analisar a pertinência da educação sustentável na escola do campo na perspectiva de compreender a construção de uma identidade pautada na mudança de comportamento e de paradigmas na comunidade escolar, para uma convivência de sustentabilidade no espaço em que a comunidade está inserida. Além de observar o ambiente escolar, identificar as práticas sustentáveis realizadas na Escola Municipal Tancredo Neves, também buscou-se conhecer as diferentes compreensões das pessoas envolvidas acerca do tema Sustentabilidade. O percurso metodológico adotado procurou seguir os pressupostos da pesquisa qualitativa, sendo uma pesquisa de campo e tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação no espaço escolar. Instrumentos estes que constituíram-se enquanto auxiliadores na apreensão e análise dos dados referentes a esta investigação. Para embasar teoricamente esta pesquisa, foram utilizados estudos de pesquisadores que tratam do tema em questão, tais como: Loureiro (2012), Gadotti (2001; 2008), Caldart (2010, 2012), entre outros. Tais teóricos contribuíram para a compreensão dos aspectos referentes à sustentabilidade, especialmente às práticas sustentáveis, às concepções e princípios da Educação do Campo, bem como para entender as atribuições da Escola do Campo, dado importante, uma vez que os sujeitos desta pesquisa são camponeses. Os resultados apontam para a construção de mecanismos que potencializem as práticas educativas sustentáveis já existentes no campo empírico estudado, de forma que tanto a comunidade escolar quanto a comunidade em geral possam desenvolver mais ações concernentes a essa temática, seja na formação dos educadores, com minicursos, oficinas etc. ou até mesmo com articulação dos sujeitos envolvidos para atuarem conjuntamente na busca de aprimorar tais práticas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Gisélia Macedo Cardoso-
dc.contributor.advisor2Oliveira, Daniel Santos de-
dc.contributor.referee1Reis, Maíra Lopes dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Sustentabilidade_Estudo_TCC_2017.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.