Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3410
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Estágio curricular supervisionado na formação docente: concepções e percepções dos estudantes de Letras |
metadata.dc.creator: | Santos, Érika Neri |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Dalla Vecchia, Adriana |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Semechechem, Jakeline Aparecida |
Référence bibliographique: | SANTOS, Érika Neri. Estágio curricular supervisionado na formação docente: concepções e percepções dos estudantes de Letras, Amargosa-BA. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativo-interpretativa que tem como objetivo compreender as concepções de estágio subjacentes às percepções de estudantes sobre o papel do estágio supervisionado como componente curricular no curso de Letras. Buscamos também interpretar o papel que os estudantes atribuem para o estágio supervisionado, além de refletir sobre as contribuições do estágio na formação docente que são reconhecidas por eles. Para isso, tomamos como referências os estudos de Pimenta (1999; 2012), Pimenta e Lima (2018), Valsechi (2016), Reichmann (2015). Os dados foram gerados por meio de um questionário com perguntas abertas, para discentes da turma de Estágio Curricular Supervisionado em Estudos Linguísticos e Literários, no primeiro semestre de 2019, no curso de Letras em uma universidade pública no recôncavo da Bahia. De acordo com a análise de dados, podemos identificar que os participantes da pesquisa demonstraram diferentes concepções de estágio, pois há indícios de compreensões de estágio que se aproximam de estágio como atividade teórica, de estágio como imitação de modelos e de estágio como instrumentalização técnica. Além disso, os estudantes reconhecem a importância do estágio, bem como seu papel na aquisição de experiência docente e na construção de identidade profissional. |
Mots-clés: | Estágio curricular supervisionado Concepções de estágio Formação docente Professores - Formação |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 18-aoû-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-02T20:15:41Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3410 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Estágio_Curricular_Supervisionado_TCC_2021.pdf | 294,95 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.