Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3410
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Érika Neri | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T20:15:41Z | - |
dc.date.available | 2024-09-02T20:15:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Érika Neri. Estágio curricular supervisionado na formação docente: concepções e percepções dos estudantes de Letras, Amargosa-BA. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3410 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estágio curricular supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Concepções de estágio | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Estágio curricular supervisionado na formação docente: concepções e percepções dos estudantes de Letras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativo-interpretativa que tem como objetivo compreender as concepções de estágio subjacentes às percepções de estudantes sobre o papel do estágio supervisionado como componente curricular no curso de Letras. Buscamos também interpretar o papel que os estudantes atribuem para o estágio supervisionado, além de refletir sobre as contribuições do estágio na formação docente que são reconhecidas por eles. Para isso, tomamos como referências os estudos de Pimenta (1999; 2012), Pimenta e Lima (2018), Valsechi (2016), Reichmann (2015). Os dados foram gerados por meio de um questionário com perguntas abertas, para discentes da turma de Estágio Curricular Supervisionado em Estudos Linguísticos e Literários, no primeiro semestre de 2019, no curso de Letras em uma universidade pública no recôncavo da Bahia. De acordo com a análise de dados, podemos identificar que os participantes da pesquisa demonstraram diferentes concepções de estágio, pois há indícios de compreensões de estágio que se aproximam de estágio como atividade teórica, de estágio como imitação de modelos e de estágio como instrumentalização técnica. Além disso, os estudantes reconhecem a importância do estágio, bem como seu papel na aquisição de experiência docente e na construção de identidade profissional. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dalla Vecchia, Adriana | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Semechechem, Jakeline Aparecida | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estágio_Curricular_Supervisionado_TCC_2021.pdf | 294,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.