Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3410
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Estágio curricular supervisionado na formação docente: concepções e percepções dos estudantes de Letras
metadata.dc.creator: Santos, Érika Neri
metadata.dc.contributor.advisor1: Dalla Vecchia, Adriana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Semechechem, Jakeline Aparecida
Citación : SANTOS, Érika Neri. Estágio curricular supervisionado na formação docente: concepções e percepções dos estudantes de Letras, Amargosa-BA. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativo-interpretativa que tem como objetivo compreender as concepções de estágio subjacentes às percepções de estudantes sobre o papel do estágio supervisionado como componente curricular no curso de Letras. Buscamos também interpretar o papel que os estudantes atribuem para o estágio supervisionado, além de refletir sobre as contribuições do estágio na formação docente que são reconhecidas por eles. Para isso, tomamos como referências os estudos de Pimenta (1999; 2012), Pimenta e Lima (2018), Valsechi (2016), Reichmann (2015). Os dados foram gerados por meio de um questionário com perguntas abertas, para discentes da turma de Estágio Curricular Supervisionado em Estudos Linguísticos e Literários, no primeiro semestre de 2019, no curso de Letras em uma universidade pública no recôncavo da Bahia. De acordo com a análise de dados, podemos identificar que os participantes da pesquisa demonstraram diferentes concepções de estágio, pois há indícios de compreensões de estágio que se aproximam de estágio como atividade teórica, de estágio como imitação de modelos e de estágio como instrumentalização técnica. Além disso, os estudantes reconhecem a importância do estágio, bem como seu papel na aquisição de experiência docente e na construção de identidade profissional.
Palabras clave : Estágio curricular supervisionado
Concepções de estágio
Formação docente
Professores - Formação
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 18-ago-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-02T20:15:41Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3410
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Estágio_Curricular_Supervisionado_TCC_2021.pdf294,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.