Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Formação de professores para a educação das relações étnico raciais e os impactos na prática docente
metadata.dc.creator: Santos, Ramile da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Dyane Brito dos Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Maria Goretti da
metadata.dc.contributor.referee2: Matos, Luma Silva
Référence bibliographique: SANTOS, Ramile da Silva. Formação de professores para a educação das relações étnico raciais e os impactos na prática docente, Amargosa-BA. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca refletir as questões étnico raciais e sua abordagem em sala de aula e como a prática docente pode contribuir para a compreensão desta temática. Analisou-se a trajetória de formação de professores para a educação das relações étnico raciais em atuação na Educação Fundamental II e como esta formação impacta na sua prática docente. Para melhor entender as práticas do professor e os instrumentos pedagógicos utilizados seguimos a linha de pesquisa qualitativa e desempenharemos uma observação de cunho etnográfico para compreender a atuação docente em uma escola da rede Municipal de ensino numa comunidade rural da Cidade de Amargosa/BA. É importante destacar que este trabalho demarca como ponto crucial o estudo da lei de diretrizes e bases 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e africana nas instituições públicas e privadas. O estudo da lei irá contribuir para compreensão do referencial das práticas educacionais e como esta reflete na ação do professor para sua formação-ensino. Para chegar à perspectiva deste estudo, observo a minha trajetória estudantil em comparação com as influências teóricas que adquiri na universidade juntamente com a participação em um projeto de pesquisa e extensão ao qual dialoga com as questões étnicos raciais, deste então, emergiu o interesse em pesquisar como a prática docente pode influenciar essa discussão.
Mots-clés: Educação
Professores - Formação
Relação étnico racial
Prática pedagógica - Ensino fundamental
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 21-sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-22T18:39:59Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Formacao_Professores_Educacao_TCC_2017.pdf653,21 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.