Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Formação de professores para a educação das relações étnico raciais e os impactos na prática docente |
metadata.dc.creator: | Santos, Ramile da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Dyane Brito dos Reis |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fonseca, Maria Goretti da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Matos, Luma Silva |
Citation: | SANTOS, Ramile da Silva. Formação de professores para a educação das relações étnico raciais e os impactos na prática docente, Amargosa-BA. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho busca refletir as questões étnico raciais e sua abordagem em sala de aula e como a prática docente pode contribuir para a compreensão desta temática. Analisou-se a trajetória de formação de professores para a educação das relações étnico raciais em atuação na Educação Fundamental II e como esta formação impacta na sua prática docente. Para melhor entender as práticas do professor e os instrumentos pedagógicos utilizados seguimos a linha de pesquisa qualitativa e desempenharemos uma observação de cunho etnográfico para compreender a atuação docente em uma escola da rede Municipal de ensino numa comunidade rural da Cidade de Amargosa/BA. É importante destacar que este trabalho demarca como ponto crucial o estudo da lei de diretrizes e bases 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e africana nas instituições públicas e privadas. O estudo da lei irá contribuir para compreensão do referencial das práticas educacionais e como esta reflete na ação do professor para sua formação-ensino. Para chegar à perspectiva deste estudo, observo a minha trajetória estudantil em comparação com as influências teóricas que adquiri na universidade juntamente com a participação em um projeto de pesquisa e extensão ao qual dialoga com as questões étnicos raciais, deste então, emergiu o interesse em pesquisar como a prática docente pode influenciar essa discussão. |
Keywords: | Educação Professores - Formação Relação étnico racial Prática pedagógica - Ensino fundamental |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 21-Sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-08-22T18:39:59Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3377 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Professores_Educacao_TCC_2017.pdf | 653,21 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.