Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Formação de professores para a educação das relações étnico raciais e os impactos na prática docente
Autor(es): Santos, Ramile da Silva
Orientador(a): Santos, Dyane Brito dos Reis
Membro(a) da banca: Fonseca, Maria Goretti da
Membro(a) da banca: Matos, Luma Silva
Referência: SANTOS, Ramile da Silva. Formação de professores para a educação das relações étnico raciais e os impactos na prática docente, Amargosa-BA. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
Resumo: O presente trabalho busca refletir as questões étnico raciais e sua abordagem em sala de aula e como a prática docente pode contribuir para a compreensão desta temática. Analisou-se a trajetória de formação de professores para a educação das relações étnico raciais em atuação na Educação Fundamental II e como esta formação impacta na sua prática docente. Para melhor entender as práticas do professor e os instrumentos pedagógicos utilizados seguimos a linha de pesquisa qualitativa e desempenharemos uma observação de cunho etnográfico para compreender a atuação docente em uma escola da rede Municipal de ensino numa comunidade rural da Cidade de Amargosa/BA. É importante destacar que este trabalho demarca como ponto crucial o estudo da lei de diretrizes e bases 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e africana nas instituições públicas e privadas. O estudo da lei irá contribuir para compreensão do referencial das práticas educacionais e como esta reflete na ação do professor para sua formação-ensino. Para chegar à perspectiva deste estudo, observo a minha trajetória estudantil em comparação com as influências teóricas que adquiri na universidade juntamente com a participação em um projeto de pesquisa e extensão ao qual dialoga com as questões étnicos raciais, deste então, emergiu o interesse em pesquisar como a prática docente pode influenciar essa discussão.
Palavras-chave: Educação
Professores - Formação
Relação étnico racial
Prática pedagógica - Ensino fundamental
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 21-Set-2017
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-08-22T18:39:59Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao_Professores_Educacao_TCC_2017.pdf653,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.