Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A educação infantil na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular no munícipio de Amargosa-Bahia
metadata.dc.creator: Santos, Robeylson de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Feitosa, Débora Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Cozzani, Márcia Valéria
Référence bibliographique: SANTOS, Robeylson de Jesus. A educação infantil na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular no munícipio de Amargosa-Bahia, Amargosa-BA. 2019. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico tem por finalidade, analisar, a partir de uma metodologia qualitativa, a atuação de professoras que ensinam crianças com deficiência em turmas de ensino regular na Educação Infantil no município de Amargosa/BA. Para tanto, fez-se necessário ir a campo para aplicar entrevistas a fim de aproximar-se da temática partindo da seguinte questão: como estão atuando as professoras, as práticas pedagógicas estão dando conta de incluir as crianças com deficiência nas atividades e como está sendo a formação destas profissionais. Na busca de alcançar os objetivos desta pesquisa, analisou-se a legislação, as políticas públicas e outros referenciais voltados para a educação inclusiva, que sinalizam a obrigatoriedade do acesso de crianças com deficiência em turmas de ensino regular. Neste contexto, fez-se necessário descrever as escolas onde atuam as professoras para identificar se estas possibilitam uma educação voltada para a inclusão, tendo em vista que é necessário uma adequação enquanto espaço físico e de formação docente para que o aprendizado aconteça de forma positiva. Para alcançar os objetivos que buscaram analisar a atuação das professoras, elaborou-se um roteiro de entrevista com doze (12) perguntas relacionadas ao tema. Para a análise dos dados utilisou-se referenciais como: Aranha (1995), Granemann (2005), Brevilheri (2008), Carvalho (2000), Miranda (2007), Freire (1989), Góes (2007), dentre outros, que possibilitaram relacionar as falas das professoras entrevistadas, a alguns conceitos como: inclusão, formação continuada e educação. Concluiu-se que há necessidade de formação continuada dos professores, além do aperfeiçoamento na utilização de novas metodologias para a atuação com crianças com deficiência e a busca de outras alternativas para que o processo de inclusão seja realizado de forma a contribuir para a aprendizagem das crianças com deficiência em turmas regulares da Educação Infantil. Neste trabalho de conclusão de curso, desta-se que o processo de inclusão, envolve, sobretudo, metodologia que tenha como objetivo o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, e que elas possam aprender tendo contato com outras realidades.
Mots-clés: Educação infantil
Educação inclusiva
Professores - Formação
Práticas pedagógicas
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-19T18:59:29Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3359
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

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