Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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dc.creatorSantos, Robeylson de Jesus-
dc.date.accessioned2024-08-19T18:59:29Z-
dc.date.available2024-08-19T18:59:29Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Robeylson de Jesus. A educação infantil na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular no munícipio de Amargosa-Bahia, Amargosa-BA. 2019. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3359-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA educação infantil na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular no munícipio de Amargosa-Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem por finalidade, analisar, a partir de uma metodologia qualitativa, a atuação de professoras que ensinam crianças com deficiência em turmas de ensino regular na Educação Infantil no município de Amargosa/BA. Para tanto, fez-se necessário ir a campo para aplicar entrevistas a fim de aproximar-se da temática partindo da seguinte questão: como estão atuando as professoras, as práticas pedagógicas estão dando conta de incluir as crianças com deficiência nas atividades e como está sendo a formação destas profissionais. Na busca de alcançar os objetivos desta pesquisa, analisou-se a legislação, as políticas públicas e outros referenciais voltados para a educação inclusiva, que sinalizam a obrigatoriedade do acesso de crianças com deficiência em turmas de ensino regular. Neste contexto, fez-se necessário descrever as escolas onde atuam as professoras para identificar se estas possibilitam uma educação voltada para a inclusão, tendo em vista que é necessário uma adequação enquanto espaço físico e de formação docente para que o aprendizado aconteça de forma positiva. Para alcançar os objetivos que buscaram analisar a atuação das professoras, elaborou-se um roteiro de entrevista com doze (12) perguntas relacionadas ao tema. Para a análise dos dados utilisou-se referenciais como: Aranha (1995), Granemann (2005), Brevilheri (2008), Carvalho (2000), Miranda (2007), Freire (1989), Góes (2007), dentre outros, que possibilitaram relacionar as falas das professoras entrevistadas, a alguns conceitos como: inclusão, formação continuada e educação. Concluiu-se que há necessidade de formação continuada dos professores, além do aperfeiçoamento na utilização de novas metodologias para a atuação com crianças com deficiência e a busca de outras alternativas para que o processo de inclusão seja realizado de forma a contribuir para a aprendizagem das crianças com deficiência em turmas regulares da Educação Infantil. Neste trabalho de conclusão de curso, desta-se que o processo de inclusão, envolve, sobretudo, metodologia que tenha como objetivo o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, e que elas possam aprender tendo contato com outras realidades.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Feitosa, Débora Alves-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Cozzani, Márcia Valéria-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
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