Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Robeylson de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T18:59:29Z | - |
dc.date.available | 2024-08-19T18:59:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Robeylson de Jesus. A educação infantil na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular no munícipio de Amargosa-Bahia, Amargosa-BA. 2019. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3359 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A educação infantil na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular no munícipio de Amargosa-Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico tem por finalidade, analisar, a partir de uma metodologia qualitativa, a atuação de professoras que ensinam crianças com deficiência em turmas de ensino regular na Educação Infantil no município de Amargosa/BA. Para tanto, fez-se necessário ir a campo para aplicar entrevistas a fim de aproximar-se da temática partindo da seguinte questão: como estão atuando as professoras, as práticas pedagógicas estão dando conta de incluir as crianças com deficiência nas atividades e como está sendo a formação destas profissionais. Na busca de alcançar os objetivos desta pesquisa, analisou-se a legislação, as políticas públicas e outros referenciais voltados para a educação inclusiva, que sinalizam a obrigatoriedade do acesso de crianças com deficiência em turmas de ensino regular. Neste contexto, fez-se necessário descrever as escolas onde atuam as professoras para identificar se estas possibilitam uma educação voltada para a inclusão, tendo em vista que é necessário uma adequação enquanto espaço físico e de formação docente para que o aprendizado aconteça de forma positiva. Para alcançar os objetivos que buscaram analisar a atuação das professoras, elaborou-se um roteiro de entrevista com doze (12) perguntas relacionadas ao tema. Para a análise dos dados utilisou-se referenciais como: Aranha (1995), Granemann (2005), Brevilheri (2008), Carvalho (2000), Miranda (2007), Freire (1989), Góes (2007), dentre outros, que possibilitaram relacionar as falas das professoras entrevistadas, a alguns conceitos como: inclusão, formação continuada e educação. Concluiu-se que há necessidade de formação continuada dos professores, além do aperfeiçoamento na utilização de novas metodologias para a atuação com crianças com deficiência e a busca de outras alternativas para que o processo de inclusão seja realizado de forma a contribuir para a aprendizagem das crianças com deficiência em turmas regulares da Educação Infantil. Neste trabalho de conclusão de curso, desta-se que o processo de inclusão, envolve, sobretudo, metodologia que tenha como objetivo o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, e que elas possam aprender tendo contato com outras realidades. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Feitosa, Débora Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Cozzani, Márcia Valéria | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Infantil_Perspectiva_TCC_2018.pdf | 525,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.