Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3359
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | A educação infantil na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular no munícipio de Amargosa-Bahia |
Autor(es): | Santos, Robeylson de Jesus |
Orientador(a): | Feitosa, Débora Alves |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Cozzani, Márcia Valéria |
Referência: | SANTOS, Robeylson de Jesus. A educação infantil na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular no munícipio de Amargosa-Bahia, Amargosa-BA. 2019. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho monográfico tem por finalidade, analisar, a partir de uma metodologia qualitativa, a atuação de professoras que ensinam crianças com deficiência em turmas de ensino regular na Educação Infantil no município de Amargosa/BA. Para tanto, fez-se necessário ir a campo para aplicar entrevistas a fim de aproximar-se da temática partindo da seguinte questão: como estão atuando as professoras, as práticas pedagógicas estão dando conta de incluir as crianças com deficiência nas atividades e como está sendo a formação destas profissionais. Na busca de alcançar os objetivos desta pesquisa, analisou-se a legislação, as políticas públicas e outros referenciais voltados para a educação inclusiva, que sinalizam a obrigatoriedade do acesso de crianças com deficiência em turmas de ensino regular. Neste contexto, fez-se necessário descrever as escolas onde atuam as professoras para identificar se estas possibilitam uma educação voltada para a inclusão, tendo em vista que é necessário uma adequação enquanto espaço físico e de formação docente para que o aprendizado aconteça de forma positiva. Para alcançar os objetivos que buscaram analisar a atuação das professoras, elaborou-se um roteiro de entrevista com doze (12) perguntas relacionadas ao tema. Para a análise dos dados utilisou-se referenciais como: Aranha (1995), Granemann (2005), Brevilheri (2008), Carvalho (2000), Miranda (2007), Freire (1989), Góes (2007), dentre outros, que possibilitaram relacionar as falas das professoras entrevistadas, a alguns conceitos como: inclusão, formação continuada e educação. Concluiu-se que há necessidade de formação continuada dos professores, além do aperfeiçoamento na utilização de novas metodologias para a atuação com crianças com deficiência e a busca de outras alternativas para que o processo de inclusão seja realizado de forma a contribuir para a aprendizagem das crianças com deficiência em turmas regulares da Educação Infantil. Neste trabalho de conclusão de curso, desta-se que o processo de inclusão, envolve, sobretudo, metodologia que tenha como objetivo o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, e que elas possam aprender tendo contato com outras realidades. |
Palavras-chave: | Educação infantil Educação inclusiva Professores - Formação Práticas pedagógicas |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | Fev-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-08-19T18:59:29Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3359 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Infantil_Perspectiva_TCC_2018.pdf | 525,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.