Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3352
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Educação inclusiva: uma perspectiva de mudança no âmbito escolar
metadata.dc.creator: Maia, Neylla Bomfim Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Fabiana Rodrigues dos
Citation: MAIA, Neylla Bomfim Oliveira. Educação inclusiva: uma perspectiva de mudança no âmbito escolar, Amargosa-BA. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A inclusão escolar de alunos com deficiência é um processo inovador que percorre em constante desenvolvimento. Desse modo, é um desafio a ser enfrentados por todos, mas é bom ressaltar que existem pessoas comprometidas com a inclusão e que lutam para que ela realmente aconteça. Portanto, este é um dos pontos presente do estudo: a inclusão de alunos com deficiência na classe regular. Este trabalho monográfico tem como objetivo compreender o processo de inclusão escolar na perspectiva dos autores Maria Tereza Mantoan, Hugo Otto Beyer e Rosita Edler Carvalho e analisar as mudanças necessárias para uma escola inclusiva. A metodologia utilizada para realização deste trabalho se pautou em uma revisão bibliográfica das obras dos autores mencionados anteriormente. Com está pesquisa busca se compreender o que é de fato a inclusão escolar para crianças com necessidades educacionais especiais, a partir do processo de democratização da educação o ensino foi universalizados para todos, onde em outros tempos a escolarização era privilégio de um grupo, contudo ainda continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola.
Keywords: Educação
Inclusão social
Deficientes
Integração social
Abstract: The school inclusion of students with disabilities is an innovative process that is constantly under development. In this way, it is a challenge to be faced by all, but it is good to point out that there are people committed to inclusion and struggling to make it happen. Therefore, this is one of the study's present points: the inclusion of students with disabilities in the regular class. This paper aims to understand the process of school inclusion in the perspective of the authors Maria Tereza Mantoan, Hugo Otto Beyer and Rosita Edler Carvalho and to analyze the changes necessary for an inclusive school. The methodology used to lead out this work was based on a bibliographical review of the authors' works previously mentioned. This research seeks to understand what school inclusion is indeed for children with special educational needs. From the process of democratization of education the teaching was universalized for all, where in other times schooling was the privilege of a group, however still continue to exclude individuals and groups considered outside the normal school standards.
metadata.dc.subject.en: Education
Social inclusion
Disabled
Social integration
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 27-Aug-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-19T18:36:32Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3352
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educacao_Inclusiva_Perspectiva_TCC_2018.pdf817,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.