Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3306
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | A importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na educação infantil |
metadata.dc.creator: | Jesus, Helenilda Silva de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Edmila Silva de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Citation: | JESUS, Helenilda Silva de. A importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na educação infantil, Amargosa-BA. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia traz como tema “A importância da Contação de História para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil”, e tem como objetivo geral refletir sobre a importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Especificamente, conhecer a ocorrência\prática da contação de história no contexto pesquisado, investigar quais percepções do professor sobre a atividade contação de história, além de compreender como a contação de história contribui para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil. Metodologicamente foi desenvolvida uma Pesquisa de Campo, com Abordagem Qualitativa, sendo a técnica de produção de dados, a entrevista semiestruturada baseada na conversação com três professoras da Educação Infantil. A pesquisa apresenta contribuições dos referenciais teóricos que auxiliaram no desenvolvimento das discussões como: ABRAMOVICH (2001); ARAÚJO, BRAVO e RODRIGUES (2022); BUSATTO (2006); LEMOS (2015); COSTA e RIBEIRO (2018); SANTOS (2022); SISTO (2010); SEIDEL (2022); TORRES, TETTAMANZY (2008), que realizam abordagens sobre a contação de história no universo infantil. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, em 3 turmas da Educação Infantil, no município de Mutuípe/Ba. A partir das entrevistas semiestruturadas e dos diálogos tecidos com todos os atores participantes, os dados produzidos pós análise, comungam com objetivos da pesquisa e assim torna significativa a investigação e evidência a contação de história e a atividade de conto e reconto pautada no estímulo dos sentidos da imaginação criadora da criança fundamental para o seu desenvolvimento integral. Sobretudo, os dados apontam que a contação de história, enquanto atividade lúdica, auxilia no crescimento intelectual e social da criança, por lhe proporcionar a interação, comunicação, socialização, além de ampliar o repertório infantil para a tomada de decisões frente a necessidade de estratégias infantis em situações de brincadeiras e outras interações. |
Keywords: | Contação de história Desenvolvimento infantil Educação Infantil |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 7-Dec-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-08-02T13:41:55Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3306 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Importância_Contação_História_TCC_2022.pdf | 360,03 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.