Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Helenilda Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T13:41:55Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T13:41:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Helenilda Silva de. A importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na educação infantil, Amargosa-BA. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3306 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | A importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia traz como tema “A importância da Contação de História para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil”, e tem como objetivo geral refletir sobre a importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Especificamente, conhecer a ocorrência\prática da contação de história no contexto pesquisado, investigar quais percepções do professor sobre a atividade contação de história, além de compreender como a contação de história contribui para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil. Metodologicamente foi desenvolvida uma Pesquisa de Campo, com Abordagem Qualitativa, sendo a técnica de produção de dados, a entrevista semiestruturada baseada na conversação com três professoras da Educação Infantil. A pesquisa apresenta contribuições dos referenciais teóricos que auxiliaram no desenvolvimento das discussões como: ABRAMOVICH (2001); ARAÚJO, BRAVO e RODRIGUES (2022); BUSATTO (2006); LEMOS (2015); COSTA e RIBEIRO (2018); SANTOS (2022); SISTO (2010); SEIDEL (2022); TORRES, TETTAMANZY (2008), que realizam abordagens sobre a contação de história no universo infantil. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, em 3 turmas da Educação Infantil, no município de Mutuípe/Ba. A partir das entrevistas semiestruturadas e dos diálogos tecidos com todos os atores participantes, os dados produzidos pós análise, comungam com objetivos da pesquisa e assim torna significativa a investigação e evidência a contação de história e a atividade de conto e reconto pautada no estímulo dos sentidos da imaginação criadora da criança fundamental para o seu desenvolvimento integral. Sobretudo, os dados apontam que a contação de história, enquanto atividade lúdica, auxilia no crescimento intelectual e social da criança, por lhe proporcionar a interação, comunicação, socialização, além de ampliar o repertório infantil para a tomada de decisões frente a necessidade de estratégias infantis em situações de brincadeiras e outras interações. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Edmila Silva de | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Importância_Contação_História_TCC_2022.pdf | 360,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.