Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Helenilda Silva de-
dc.date.accessioned2024-08-02T13:41:55Z-
dc.date.available2024-08-02T13:41:55Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationJESUS, Helenilda Silva de. A importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na educação infantil, Amargosa-BA. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3306-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia traz como tema “A importância da Contação de História para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil”, e tem como objetivo geral refletir sobre a importância da contação de história para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Especificamente, conhecer a ocorrência\prática da contação de história no contexto pesquisado, investigar quais percepções do professor sobre a atividade contação de história, além de compreender como a contação de história contribui para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil. Metodologicamente foi desenvolvida uma Pesquisa de Campo, com Abordagem Qualitativa, sendo a técnica de produção de dados, a entrevista semiestruturada baseada na conversação com três professoras da Educação Infantil. A pesquisa apresenta contribuições dos referenciais teóricos que auxiliaram no desenvolvimento das discussões como: ABRAMOVICH (2001); ARAÚJO, BRAVO e RODRIGUES (2022); BUSATTO (2006); LEMOS (2015); COSTA e RIBEIRO (2018); SANTOS (2022); SISTO (2010); SEIDEL (2022); TORRES, TETTAMANZY (2008), que realizam abordagens sobre a contação de história no universo infantil. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, em 3 turmas da Educação Infantil, no município de Mutuípe/Ba. A partir das entrevistas semiestruturadas e dos diálogos tecidos com todos os atores participantes, os dados produzidos pós análise, comungam com objetivos da pesquisa e assim torna significativa a investigação e evidência a contação de história e a atividade de conto e reconto pautada no estímulo dos sentidos da imaginação criadora da criança fundamental para o seu desenvolvimento integral. Sobretudo, os dados apontam que a contação de história, enquanto atividade lúdica, auxilia no crescimento intelectual e social da criança, por lhe proporcionar a interação, comunicação, socialização, além de ampliar o repertório infantil para a tomada de decisões frente a necessidade de estratégias infantis em situações de brincadeiras e outras interações.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erica Bastos da-
dc.contributor.referee1Oliveira, Edmila Silva de-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importância_Contação_História_TCC_2022.pdf360,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.