Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3298
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Cruz, Jucimare Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Edmila Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Référence bibliographique: CRUZ, Jucimare Santos da. Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico parte de uma inquietação pessoal e social e tem como objetivo compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no 3°- ano. Assim, este trabalho se orienta na seguinte questão: Qual a importância da literatura para a aprendizagem das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto da escola pública na cidade de Amargosa Bahia? A realização deste trabalho teve como suporte teórico autores como: Santos (1987), Zilberman (2003, 2007 e 2012),Lajolo (1985 e 2007), Godoy (1995 e 1997), Chizzotti (2003), Marconi e Lakatos (2003), Gil (2008), Oliveira (2017), entre outros. Em relação a metodologia de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, e a pesquisa de campo, por esta promover um contato maior e mais direto com o objeto ou situação de estudo. Em relação a recolha de dados, optou-se pela observação em sala de aula e questionário, onde ambos foram realizados em uma escola municipal do Ensino Fundamental de rede pública na cidade de Amargosa Bahia, a qual intitulei de “Escola Municipal Educação e Saber” (nome fictício). Através dos resultados obtidos nessa pesquisa, foi possível perceber que levar a literatura para sala de aula, trabalhar com essa arte no dia a dia das crianças tanto em escola, como em casa com a família, é essencial para a formação das crianças. Isso porque, quando utilizada em sala de aula a literatura, além de ajudar a despertar na criança o gosto pela leitura, torna seu aprendizado muito mais divertido, criativo e significativo. Percebeu-se também que quando relacionada com o cotidiano das crianças a literatura ajuda na forma com estes alunos passaram a enxergar as realidades da sociedade em que estão inseridos.
Mots-clés: Educação - Ensino fundamental
Literatura infantojuvenil
Leitura
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 15-déc-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-01T13:23:36Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3298
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Literatura_Anos_Iniciais_TCC_2022.pdf378,92 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.