Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3298
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Cruz, Jucimare Santos da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Edmila Silva de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Référence bibliographique: | CRUZ, Jucimare Santos da. Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho monográfico parte de uma inquietação pessoal e social e tem como objetivo compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no 3°- ano. Assim, este trabalho se orienta na seguinte questão: Qual a importância da literatura para a aprendizagem das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto da escola pública na cidade de Amargosa Bahia? A realização deste trabalho teve como suporte teórico autores como: Santos (1987), Zilberman (2003, 2007 e 2012),Lajolo (1985 e 2007), Godoy (1995 e 1997), Chizzotti (2003), Marconi e Lakatos (2003), Gil (2008), Oliveira (2017), entre outros. Em relação a metodologia de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, e a pesquisa de campo, por esta promover um contato maior e mais direto com o objeto ou situação de estudo. Em relação a recolha de dados, optou-se pela observação em sala de aula e questionário, onde ambos foram realizados em uma escola municipal do Ensino Fundamental de rede pública na cidade de Amargosa Bahia, a qual intitulei de “Escola Municipal Educação e Saber” (nome fictício). Através dos resultados obtidos nessa pesquisa, foi possível perceber que levar a literatura para sala de aula, trabalhar com essa arte no dia a dia das crianças tanto em escola, como em casa com a família, é essencial para a formação das crianças. Isso porque, quando utilizada em sala de aula a literatura, além de ajudar a despertar na criança o gosto pela leitura, torna seu aprendizado muito mais divertido, criativo e significativo. Percebeu-se também que quando relacionada com o cotidiano das crianças a literatura ajuda na forma com estes alunos passaram a enxergar as realidades da sociedade em que estão inseridos. |
Mots-clés: | Educação - Ensino fundamental Literatura infantojuvenil Leitura |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 15-déc-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-08-01T13:23:36Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3298 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Literatura_Anos_Iniciais_TCC_2022.pdf | 378,92 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.