Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Jucimare Santos da-
dc.date.accessioned2024-08-01T13:23:36Z-
dc.date.available2024-08-01T13:23:36Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationCRUZ, Jucimare Santos da. Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3298-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleLiteratura nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico parte de uma inquietação pessoal e social e tem como objetivo compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no 3°- ano. Assim, este trabalho se orienta na seguinte questão: Qual a importância da literatura para a aprendizagem das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto da escola pública na cidade de Amargosa Bahia? A realização deste trabalho teve como suporte teórico autores como: Santos (1987), Zilberman (2003, 2007 e 2012),Lajolo (1985 e 2007), Godoy (1995 e 1997), Chizzotti (2003), Marconi e Lakatos (2003), Gil (2008), Oliveira (2017), entre outros. Em relação a metodologia de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, e a pesquisa de campo, por esta promover um contato maior e mais direto com o objeto ou situação de estudo. Em relação a recolha de dados, optou-se pela observação em sala de aula e questionário, onde ambos foram realizados em uma escola municipal do Ensino Fundamental de rede pública na cidade de Amargosa Bahia, a qual intitulei de “Escola Municipal Educação e Saber” (nome fictício). Através dos resultados obtidos nessa pesquisa, foi possível perceber que levar a literatura para sala de aula, trabalhar com essa arte no dia a dia das crianças tanto em escola, como em casa com a família, é essencial para a formação das crianças. Isso porque, quando utilizada em sala de aula a literatura, além de ajudar a despertar na criança o gosto pela leitura, torna seu aprendizado muito mais divertido, criativo e significativo. Percebeu-se também que quando relacionada com o cotidiano das crianças a literatura ajuda na forma com estes alunos passaram a enxergar as realidades da sociedade em que estão inseridos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erica Bastos da-
dc.contributor.referee1Oliveira, Edmila Silva de-
dc.contributor.referee2Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura_Anos_Iniciais_TCC_2022.pdf378,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.