Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3298
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Cruz, Jucimare Santos da
Orientador(a): Silva, Erica Bastos da
Membro(a) da banca: Oliveira, Edmila Silva de
Membro(a) da banca: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Referência: CRUZ, Jucimare Santos da. Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: Este trabalho monográfico parte de uma inquietação pessoal e social e tem como objetivo compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no 3°- ano. Assim, este trabalho se orienta na seguinte questão: Qual a importância da literatura para a aprendizagem das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto da escola pública na cidade de Amargosa Bahia? A realização deste trabalho teve como suporte teórico autores como: Santos (1987), Zilberman (2003, 2007 e 2012),Lajolo (1985 e 2007), Godoy (1995 e 1997), Chizzotti (2003), Marconi e Lakatos (2003), Gil (2008), Oliveira (2017), entre outros. Em relação a metodologia de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, e a pesquisa de campo, por esta promover um contato maior e mais direto com o objeto ou situação de estudo. Em relação a recolha de dados, optou-se pela observação em sala de aula e questionário, onde ambos foram realizados em uma escola municipal do Ensino Fundamental de rede pública na cidade de Amargosa Bahia, a qual intitulei de “Escola Municipal Educação e Saber” (nome fictício). Através dos resultados obtidos nessa pesquisa, foi possível perceber que levar a literatura para sala de aula, trabalhar com essa arte no dia a dia das crianças tanto em escola, como em casa com a família, é essencial para a formação das crianças. Isso porque, quando utilizada em sala de aula a literatura, além de ajudar a despertar na criança o gosto pela leitura, torna seu aprendizado muito mais divertido, criativo e significativo. Percebeu-se também que quando relacionada com o cotidiano das crianças a literatura ajuda na forma com estes alunos passaram a enxergar as realidades da sociedade em que estão inseridos.
Palavras-chave: Educação - Ensino fundamental
Literatura infantojuvenil
Leitura
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 15-Dez-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-08-01T13:23:36Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3298
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura_Anos_Iniciais_TCC_2022.pdf378,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.