Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3287
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Análise da prática pedagógica aplicada aos alunos da educação de jovens e adultos |
metadata.dc.creator: | Santos, Rosemary Souza dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Clark, Geórgia Nellie |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Andreia Barbosa dos |
Référence bibliographique: | SANTOS, Rosemary Souza dos. Análise da prática pedagógica aplicada aos alunos da educação de jovens e adultos, Amargosa-BA. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a importância da prática pedagógica com os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no processo de aprendizagem, dentro da sala de aula. A pesquisa objetiva analisar se existe aproximação entre o trabalho pedagógico do professor, nas classes de EJA com estudantes da zona rural, e o contexto de vida dos estudantes. Em decorrência, o seguinte objetivo específico: discutir a EJA como direito, no Brasil, e o trabalho pedagógico em consonância com esse direito. Para a realização dessa pesquisa, foi utilizada abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista, observações e questionário. No que se refere ao referencial teórico, este trabalho encontra-se fundamentado nos estudos e pesquisas de alguns autores como, Kauark e Muniz (2011), Freire (2005, 2015), Fernandes (2005), Gonsalves (2002) dentre outros. Por fim, com essa pesquisa, entendemos a importância da pratica pedagógica para a aprendizagem dos estudantes da EJA, na zona rural de Amargosa. A presente pesquisa demostra o quanto as práticas estão muitas vezes distantes de uma real problematização da realidade dos estudantes da EJA. |
Mots-clés: | Educação do campo Educação - Jovens e adultos Prática de ensino |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 26-mar-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-26T15:57:19Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3287 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Analise_Pratica_Pedagogica_TCC_2019.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.