Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3287
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Análise da prática pedagógica aplicada aos alunos da educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Santos, Rosemary Souza dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Clark, Geórgia Nellie
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Andreia Barbosa dos
Citación : SANTOS, Rosemary Souza dos. Análise da prática pedagógica aplicada aos alunos da educação de jovens e adultos, Amargosa-BA. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a importância da prática pedagógica com os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no processo de aprendizagem, dentro da sala de aula. A pesquisa objetiva analisar se existe aproximação entre o trabalho pedagógico do professor, nas classes de EJA com estudantes da zona rural, e o contexto de vida dos estudantes. Em decorrência, o seguinte objetivo específico: discutir a EJA como direito, no Brasil, e o trabalho pedagógico em consonância com esse direito. Para a realização dessa pesquisa, foi utilizada abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista, observações e questionário. No que se refere ao referencial teórico, este trabalho encontra-se fundamentado nos estudos e pesquisas de alguns autores como, Kauark e Muniz (2011), Freire (2005, 2015), Fernandes (2005), Gonsalves (2002) dentre outros. Por fim, com essa pesquisa, entendemos a importância da pratica pedagógica para a aprendizagem dos estudantes da EJA, na zona rural de Amargosa. A presente pesquisa demostra o quanto as práticas estão muitas vezes distantes de uma real problematização da realidade dos estudantes da EJA.
Palabras clave : Educação do campo
Educação - Jovens e adultos
Prática de ensino
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 26-mar-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-26T15:57:19Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3287
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Analise_Pratica_Pedagogica_TCC_2019.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.