Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3282
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Condições de trabalho e solidão docente nas escolas do campo: um estudo com professoras de classes multisseriadas
metadata.dc.creator: Pinheiro, Rosiele Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Meireles, Mariana Martins de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Andréia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luana Patrícia Costa
Référence bibliographique: PINHEIRO, Rosiele Silva. Condições de trabalho e solidão docente nas escolas do campo: um estudo com professoras de classes multisseriadas, Amargosa-BA. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico buscou investigar questões relacionadas as condições de trabalho e solidão docente nas escolas do campo, especificamente no contexto das classes multisseriadas. As condições de trabalho dos professores, envolvem condições físicas e psicológicas implicando diretamente na realização das atividades laborais cotidianas. Em vista disso, buscou-se escutar professores de classes multisseriadas, prescrutando suas percepções sobre suas condições de trabalho e os sentimentos manifestados mediante as demandas impostas pelo ofício de ensinar. Para tanto, foi delimitado como objetivo geral: Compreender as condições de trabalho vivenciadas por docentes de classes multisseriadas e os sentimentos gerados por esse contexto. Tal objetivo, desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: Investigar questões relacionadas as condições de trabalho nas escolas do campo, especificamente no contexto das classes multisseriadas; analisar como as condições de trabalho e os sentimentos gerados pela profissão são vivenciados por professoras de classes multisseriadas; Tecer reflexões sobre as condições de trabalho e suas implicações na vida e na prática dos professores de classes multisseriadas. Do ponto de vista metodológico, a investigação ancorou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, aproximando-se dos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, a partir do uso da técnica da entrevista narrativa, realizada com quatro professoras de escolas multisseriadas situadas em dois municípios do recôncavo baiano. A pesquisa revelou que as professoras de escolas do campo que atuam em classes multisseriadas estão expostas a intensificação do trabalho, cujo os níveis de esforços são diversos a depender da realidade. As responsabilidades são múltiplas e extrapolam as funções docentes, propriamente ditas, tais como planejamento e desenvolvimento das aulas, com foco na aprendizagem dos estudantes. Em alguma medida, os processos de intensificação do trabalho e a regulação das atividades, sem as parcerias ou mesmo presenças qualificadas da gestão escolar e da comunidade e pais, acometem o emocional dos docentes que vivenciam sentimentos que vão desde da solidão, autorresponsabilização, ansiedade e a frustração até sentimentos voltados para satisfação, valorização, tranquilidade e alegria. Ademais, tal como buscamos fazer neste trabalho, torna-se urgente priorizar a escuta dos professores, conhecer suas necessidades, entender seus diversos contextos, acolher suas emoções enfim, nos aproximarmos de suas vidas e pensar junto com eles aspectos de sua profissão.
Mots-clés: Educação do campo
Classe multisseriada
Docente - Trabalho
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 30-mai-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-25T17:21:12Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3282
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Condicoes_Trabalho_Solidao_TCC_2023.pdf1,36 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.